NotíciasPolítica

Governo Lula quer Guido Mantega no comando da Vale

Governo cogita indicar ex-ministro da Fazenda para comando da Vale

Segundo informações, está em planejamento pelo governo federal a indicação de Guido Mantega, ex-ministro, para assumir a liderança da empresa mineradora Vale, no lugar do atual CEO Eduardo Bartolomeo.

Durante os anos em que o PT esteve no poder, de 2003 a 2016, Mantega exerceu diversos cargos na área econômica, incluindo o de ministro do Planejamento, presidente do BNDES e ministro da Fazenda.

Vale: a gigante brasileira do mercado de mineração.

Com uma capitalização de aproximadamente R$ 300 bilhões, a Vale é uma das maiores empresas do Brasil e do setor de mineração global. Durante a pandemia, a empresa chegou a ultrapassar a Petrobras em valor de mercado.

A desvalorização das ações da Vale ocorreu devido à redução dos preços globais do minério de ferro.

A mineradora é a empresa de maior relevância no Ibovespa. A VALE3 é a ação que possui a maior influência na composição do principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo, representando mais de 15%.

Desde sempre, o PT se opôs à privatização da Vale. O propósito de indicar Mantega como líder da companhia seria uma forma de proteger os interesses estratégicos do país.

Ainda não há domínio majoritário do governo sobre o capital social da companhia. A Previ, que é o fundo de pensão dos trabalhadores do Banco do Brasil, detém apenas 8,72% do capital da Vale.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo