NotíciasPolítica

Ministério da Saúde faz doação de medicamentos a ditadura Cubana

Ditadura cubana busca ajuda do governo brasileiro em meio a crise

Com o objetivo de auxiliar Cuba a superar a carência de medicamentos, o Ministério da Saúde brasileiro enviou uma carga de remédios para o país. A demanda foi atendida pelo governo brasileiro após um pedido realizado pelo regime cubano.

De acordo com informações obtidas através da Lei de Acesso à Informação, em março deste ano foram enviadas 11.800 ampolas de antibiótico doxiciclina. Recentemente, o Brasil anunciou que irá doar cerca de 100.000 comprimidos do antiviral tenofovir alafenamida, que é indicado para o tratamento da hepatite B. Essa informação foi divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo.

Os medicamentos encaminhados ao país em março faziam parte de um lote que tinha prazo de validade até o fim deste mês.

“Informo que aquele ministério confirmou disponibilidade para atender à solicitação do governo cubano, sem comprometer o abastecimento nacional”, informou o Itamaraty em telegrama para a Embaixada do Brasil em Havana.

De acordo com informações do Ministério da Saúde, o governo brasileiro realiza ações de ajuda humanitária em outros países, fornecendo medicamentos, insumos de saúde e vacinas, com a coordenação da Agência Brasileira de Cooperação, que é subordinada ao Ministério das Relações Exteriores.

Ainda conforme a pasta, as doações são realizadas depois de análise técnica que “assegure não afetar o abastecimento nacional” no âmbito do Sistema Único de Saúde.

De acordo com o governo brasileiro, doações foram concedidas a várias nações neste ano, tais como Cabo Verde, Chile, Dominica, Guiana, Guiné-Bissau, Haiti, Palestina, Paraguai, Sri Lanka, Suriname e Trinidad e Tobago.

Lula se reúne com ditador de Cuba

Logo após ter recebido o líder autoritário da Venezuela, Nicolás Maduro, em território brasileiro, o presidente se encontrou com o ditador cubano, Miguel Díaz-Canel, algumas semanas depois. A reunião aconteceu no dia 22 de uma quinta-feira, nas dependências do hotel Intercontinental Le Grand, em Paris.

Segundo informações do jornal O Estado de S. Paulo, fontes presentes na reunião informaram que Lula e Díaz-Canel abordaram a questão da dívida milionária de Cuba com o Brasil, e o presidente brasileiro anunciou que irá reavaliar o montante devido. As informações são da Revista Oeste.

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. A ordem do magnata de Garanhuns é ajudar “los hermanos”,os da casa,deixa pra depois,ainda não tem picanha.
    Esse acéfalo,além de ladrão,quer delapidar nossas reservas,ajudando ditadores a reconstruir seus paises, que os mesmos faliram. Vergonhoso,até quando aceitaremos todo esse descontrole?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo