Senador Sergio Moro reage à nomeação de Ricardo Lewandowski como Ministro da Justiça e Segurança Pública por Lula
O senador Sergio Moro (União-PR) se pronunciou nesta quinta-feira (11/1) após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmar Ricardo Lewandowski, ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), como futuro titular do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
“Entende-se, portanto, que aceitar um cargo ministerial não é e nunca deveria ter sido motivo de suspeição”, afirmou o ex-juiz e ex-ministro em sua conta no X, antigo Twitter.
Moro ocupou a mesma pasta durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Sua nomeação foi alvo de críticas na época, já que o então juiz desempenhou papel na Operação Lava Jato, que resultou na prisão de Lula, impedindo-o de concorrer nas eleições de 2018 contra Bolsonaro.
O anúncio de Lewandowski como futuro ministro da Justiça ocorreu na manhã desta quinta-feira (11), no Palácio do Planalto, em Brasília. Lula estava acompanhado de Dino e da primeira-dama, Rosângela da Silva, conhecida como Janja. Durante o evento, o presidente relatou a história do convite feito ao ex-ministro aposentado do STF.
Lewandowski assumirá o cargo em 1º de fevereiro, após se aposentar do Supremo em abril de 2023. Ele ocupava uma cadeira no tribunal desde 2006, indicado por Lula. Dino, por sua vez, deixa o Ministério da Justiça para assumir uma vaga no Supremo, onde tomará posse no final de fevereiro.
Comunista ocupando mais um poder nesse desgoverno do luladrão!
Senador, o senhor é um dos culpados por tudo isso. Como juiz federal, como ministro (veja que ninguém está falando que um juiz do STF), foi ser político (cargo de ministro da justiça) é o quê? Agora o senhor confiou na casca de banana que a mídia colocou para o senhor cair e caiu. Vamos lutar para o Brasil passar a respeitar sua constituição federal e o legislativo passar a fazer a parte dele.
Uma promoção, e um rebaixamento. É assim que tratam os aposentados, poderia ser de contínuo (boy). Deu sorte.