NotíciasPolítica

Alexandre de Moraes critica crescimento do ‘populismo de extrema-direita’ em todo o mundo

‘Populismo de extrema-direita usa redes sociais para atacar instituições democráticas’, afirmou o presidente do TSE

Na manhã desta quarta-feira (16), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), , criticou o crescimento de um suposto “populismo de extrema-direita” em todo o mundo.

A declaração ocorreu em um evento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre o conceito de “democracia defensiva”.

De acordo com Alexandre de Moraes, esse movimento “ataca” a democracia por dentro, e não de forma direta, como em um golpe de Estado: “O que nós estamos vendo já há pouco mais de uma década no mundo todo é um aumento dos ataques à democracia, com estratégias diversas do que ocorreu na década de 60, principalmente na América Latina. Estamos vendo um crescimento de um populismo baseado na ideologia de extrema-direita. Mas um populismo que, de forma, eu diria, inteligente, passou a atacar a democracia internamente”.

Existe, de acordo com Alexandre de Moraes, uma atuação de “milícias digitais” que divulgam desinformação sobre as instituições democráticas.

“É um populismo que verificou a incapacidade de um ataque externo à democracia, no sentido de romper formalmente com os ideais democráticos, e fez toda uma reconstrução, a partir da utilização basicamente das redes sociais, de milícias digitais, uma reconstrução estratégia para, com a desinformação, atacar as instituições democráticas e os mecanismos democráticos, por dentro, o que é extremamente perigoso”, afirmou o também presidente do TSE.

“Mas não com o discurso, e esse é o perigo, de acabar com a democracia. Mas sim com um discurso de que os instrumentos democráticos, principalmente as eleições, não só esse discurso no Brasil, mas em vários países do mundo, estariam sendo fraudados e se o mecanismo estaria sendo fraudado, o resultado, consequentemente, seria uma fraude, e a democracia estaria em risco. Consequentemente só aqueles salvadores da pátria populistas poderiam salvar a democracia”, disse Moraes.

Artigos relacionados

6 Comentários

  1. Isso não tem a menor moral, e simplesmente não sabe nem o que é democracia para falar sobre o assunto.

  2. Se tem uma coisa certa para a gente dizer é que a esquerda jamais irá aceitar qualquer movimento contrário aos seus ideais dominadores. Mas isso é normal, faz parte do jogo….a única diferença é que não chamamos a esquerda de extrema, mas devíamos…. Não chamamos a esquerda de f@cista (como eles fazem com a direita), mas devíamos….
    Porque as atitudes da esquerda é que estão em acordo com essas premissas (extremismo e f@cismo)….

    Não existe realmente uma “extrema direita”….o que existe é uma direita capitalista e conservadora. Mas o jogo é esse, criar falácias para confundir e dominar…
    Bando de hienas!!

  3. Alguém ensina pra esse professor de direito que quem não gosta de democracia é a ESQUERDA, e não a extrema direita

  4. Quanto proselitismo… consequentemente só os A.Moraes salvarão salvarão a Democracia!!!

  5. Ele só esqueceu de dizer,quais instituições democráticas que estão sendo ameaçadas,as que aí estão,são ditatoriais.
    A “coisa” é tão diabólica, que o chefe da falange faz suas “tournes” pelo mundo afora,com a “amada amante” e deixa aqui os súditos obedecendo ordens. Xandão não contava com a persistência e força da “DIREITA “.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo