Notícias

Chuva que castigou Buenos Aires pode chegar ao Brasil; veja a previsão

Inmet prevê temporais ao país e que sul do Rio Grande do Sul seja atingido pelas chuvas históricas que passaram pela capital argentina.

Apesar das altas temperaturas que estão presentes no Centro-Sul do Brasil e devem se manter acima dos 30ºC em grande parte das capitais neste domingo (17/12), há previsão de mudanças climáticas a partir da madrugada desta segunda-feira (18/12), com chuvas que se espalharão por todo o país.

Há situações em que ocorrem fenômenos climáticos intensos. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), existe uma possibilidade do temporal que causou grandes danos em Buenos Aires no último sábado (16/12) chegar ao sul do Rio Grande do Sul ainda em sua potência máxima.

Aviões estacionados foram arrastados por ventos de 140 km/h e granizos com mais de 10 centímetros de diâmetro durante a forte chuva na cidade capital da Argentina. De acordo com informações preliminares da Defesa Civil, a tempestade resultou em 13 mortes.

“Essa frente fria vai se deslocar para o leste, indo em direção ao oceano, mas deve atingir ainda parte do Brasil trazendo temporais. Como o Sul do Brasil está muito quente, a previsão é de que haja grande instabilidade do clima nesta segunda”, explica o meteorologista Olivio Bahia, do Inmet.

Chuva vai durar até o natal

A mudança de temperatura não acontecerá apenas no Rio Grande do Sul. É previsto que a semana tenha chuvas em todo o país, com maior intensidade esperada para terça e quarta-feira (19 e 20/12).

Prevê-se que haja chuva ao longo da semana, permitindo aos brasileiros passar o dia de Natal e o feriado com chuvas mais suaves e espaçadas durante o dia.

Além da corrente de ar frio vinda da Argentina, duas outras estão previstas para chegar ao Brasil através da Amazônia peruana e do Oceano Atlântico, lutando contra a corrente de ar quente que está fixa no país e causando altas temperaturas, como os 42ºC que foram registrados em Cuiabá no último sábado (16/12).

“A umidade vai se espalhar, com pancadas de chuva durante a semana e um tempo mais instável, o que é ótimo para combater a seca e também levar a uma redução das temperaturas”, conclui Bahia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo