Notícias

Por causa das chuvas, cidades da BA e MG têm vale-gás antecipado

Pagamentos foram adiantados em três semanas na comparação com o restante dos beneficiários do programa

Por conta das fortes chuvas que afetaram drasticamente cidades da Bahia e de Minas Gerais nos últimos dias, moradores de diversos municípios dos dois estados recebem, a partir desta segunda-feira (27), o chamado vale-gás, benefício criado pelo governo federal para custear parte do valor dos botijões para famílias mais vulneráveis economicamente.

De acordo com o governo, 108.368 famílias integrantes do programa Auxílio Brasil terão direito a receber a quantia de forma adiantada. São pessoas residentes em 100 municípios que decretaram estado de calamidade por conta das chuvas. O valor do benefício atualmente é de R$ 52 e corresponde a 50% da média do preço do botijão de 13kg de gás liquefeito de petróleo (GLP).

O pagamento para este grupo foi adiantado em três semanas na comparação com o restante dos beneficiários do programa, cujos pagamentos serão iniciados a partir de 18 de janeiro. A decisão já havia sido tomada pelo governo desde a última semana após os temporais causarem fortes estragos nos dois estados.

Criado para ajudar as famílias carentes a lidar com a inflação do gás de cozinha, o benefício será repassado a beneficiários do Auxílio Brasil, que poderão usar cartões e senhas desse programa para ter acesso aos R$ 52 extras a cada dois meses. O calendário de saques é o mesmo do Auxílio Brasil.

Para ter direito a receber o vale-gás são necessários os seguintes requisitos: ser uma das famílias inscritas no Cadastro Único, ter renda per capita menor ou igual a meio salário mínimo e fazer parte de família com membros recebedores do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Confira, neste link, a lista das cidades que terão o pagamento adiantado em razão das chuvas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo