Notícias

Padre Júlio Lancellotti narra filme com santa trans selecionado para mostra

Polêmica envolve curta-metragem “São Marino” que foi criticado pela Arquidiocese de São Paulo

Um filme narrado pelo Padre Júlio Lancellotti foi escolhido para ser apresentado na sexta edição da Mostra Sesc de Cinema. O filme retrata Santa Marina como uma figura LGBT. O filme, chamado São Marino, foi dirigido por Leide Jacob e será exibido no CineSesc, localizado na região central de São Paulo, em 12 de dezembro.

Segundo a colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de São Paulo, o filme trata de tópicos “atuais” ao narrar a vida de Marino, uma pessoa trans que teria vivido no Líbano no século 6 e que, após sua morte, foi santificada como Santa Marina. Essa visão seria uma nova interpretação da história da Santa.

A versão oficial apresentada pela Igreja Católica sobre Santa Marina relata que ela era uma jovem que ficou órfã de mãe e decidiu ingressar em um mosteiro para continuar vivendo com o pai. Para isso, ela se disfarçou de monge. Durante sua vida, ela foi acusada de engravidar uma jovem, mas optou por manter sua verdadeira identidade feminina em segredo.

A Arquidiocese de São Paulo criticou a obra no ano passado e disse que “a história dos santos católicos deve ser melhor conhecida, e não pode ser interpretada à luz de ideologias que em nada correspondem com o contexto em que viveram”.

A lista de atores do curta inclui pessoas trans, como Ariel Nobre, Daniel Veiga, Gabriel Lodi, Leo Moreira Sá, Omo Afefe e Rosa Caldeira. A Igreja Santa Marina, localizada na Zona Leste de São Paulo, foi o local escolhido para a gravação do documentário.

Arquidiocese de São Paulo desmente trailer de documentário sobre Santa Marina.

NOTA: Em relação às notícias sobre a divulgação do trailer do documentário intitulado “São Marino”, a Arquidiocese de São Paulo manifesta que tal narrativa não condiz com a realidade sobre a vida de Santa Marina, venerada pelos católicos. É importante ressaltar, ainda, que a história dos santos católicos deve ser melhor conhecida, e não pode ser interpretada à luz de ideologias que em nada correspondem com o contexto em que viveram, tampouco com os valores e virtudes por eles testemunhados ao longo de suas vidas. Santa Marina era uma jovem órfã de mãe que, para continuar a viver com o pai, que decidiu ingressar em um mosteiro, disfarçou-se de monge e consagrou sua virgindade a Deus. No mosteiro, progrediu nas virtudes, na vida de oração, penitência e caridade. Sua humildade, obediência, espírito de sacrifício e abnegação a destacavam entre os membros daquele mosteiro. Um grande exemplo de sua alma virtuosa é percebido quando a Santa foi falsamente acusada de ter engravidado uma jovem. Podendo defender-se, revelando que, na verdade, era uma mulher, ela silenciou, suportando a provação da calúnia e humilhações, unindo-as aos sofrimentos de Cristo. Seu segredo, assim como a verdade sobre sua inocência, só foi descoberto quando ela faleceu.

Artigos relacionados

6 Comentários

  1. Essa horda faz de tudo para aparecer.
    Tudo que este padre de mer.. queroa era o aval de um papinha como este argentino, para soltar a franga.

  2. Esse merda desse Lancelot não vale o que o gato enterra. Tudo que esse porcaria faz e fala é sempre para atacar a igreja católica! Esse falso padre, bem como esse papa de bosta deveriam ser expulsos da igreja antes que acabem com ela!

  3. Esse vagabundo,que nada tem a ver com o destemido cavaleiro do rei Artur,é cupinxa de Jorge Mário Bergóglio, que não é Papa e sim um embusteiro perigoso. Ambos comunistas de longa data,aliás a igreja católica sempre esteve ao lado desses covardes. Hoje,infelizmente, podemos assegurar que 50% dos clérigos, são vermelhos. Padre Lancelot ajudaria muito se calasse a boca.

  4. Grande diferença entre trans e a narrativa.Querem jogar lama na Igreja Católica.

  5. A Igreja católica sempre foi um desastre. Primeiro queimavam vivas aqueles que ousavam apontar as putarias cometidas pelos clérigos. Depois, se juntaram aos comunistas traindo os próprios cidadãos em troca de Anistia para eles regadas por rios de dinheiros em contas bancárias em paraísos fiscais. Ou seja, Esse povinho sempre deturpou a Igreja de Pedro e a usou para escravizar e tornar os seus seguidores em bandos de ovelhas analfabetas e miseráveis. Além disso, colocou a igreja em patamares de ser amaldiçoada por Deus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo