MundoNotícias

Japão entra em alerta por causa de surto de infecção por bactéria rara e letal

Vítimas podem morrer em menos de 48 horas

Os níveis de infecções por uma bactéria rara atingiram um recorde no Japão, causando preocupação entre as autoridades e profissionais de saúde. A bactéria em questão é a Streptococcus pyogenes, também conhecida como “bactéria devoradora de carne”, com uma taxa de mortalidade de 30%. Em menos de 48 horas, as vítimas podem vir a falecer.

A bactéria, comumente referida como estreptococo do grupo A (GAS), se propaga rapidamente pelo organismo. Os sintomas mais frequentes nos pacientes incluem febre alta, dor de cabeça, dores musculares, náuseas, vômitos, diarreia e danos aos pulmões, rins e fígado.

Em situações mais severas, pode ocorrer a falência dos órgãos, bem como necrose, que consiste na morte das células dos tecidos do corpo.

O tratamento para aqueles infectados com a síndrome do choque tóxico estreptocócico (STSS) exige o uso de antibióticos. No entanto, dependendo do estágio da doença, pode ser necessário amputar as mãos e os pés dos pacientes, que são áreas onde essas bactérias provocam infecções.

Causas do surto

Durante o ano inteiro de 2023, foram registrados 941 casos da síndrome pelas autoridades de saúde japonesas. No entanto, em 2024, apenas nos primeiros 70 dias do ano, já haviam sido contabilizados 517 casos.

Ainda não foi possível para especialistas de toda a nação identificar a origem do surto. Nesse ínterim, o uso de máscaras foi novamente aconselhado pelo governo japonês. As informações são da Revista Oeste.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo