NotíciasPolítica

Janja quebra garrafa de espumante ao ‘batizar’ novo submarino da Marinha

Os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e Emmanuel Macron, da França, participaram do evento

Janja, a primeira-dama, inaugurou o Submarino Tonelero ao quebrar uma garrafa de espumante. A embarcação foi lançada ao mar em Itaguaí (RJ) nesta quarta-feira, 27. O evento contou com a presença do presidente do Brasil, Luiz Inácio da Silva, e do presidente da França, Emmanuel Macron.

O ritual de quebrar uma garrafa de vidro é uma prática naval, originária das culturas viking, romana, grega e babilônica, que visa fornecer proteção aos “homens que se lançam ao mar”. Em uma tradição consagrada, um submarino é geralmente batizado por uma madrinha. Durante a cerimônia, o navio também é oficialmente nomeado.

O Programa de Desenvolvimento dos Submarinos (ProSub) engloba o projeto, que é uma colaboração entre o Brasil e a França. O contrato foi estabelecido em 2008, com um orçamento aproximado de R$ 40 bilhões.

O navio Tonelero tem a habilidade de permanecer em funcionamento por um período de até 70 dias. Ele é capaz de transportar uma carga de 1,8 mil toneladas. Adicionalmente, tem a capacidade de alcançar uma profundidade de 250 metros.

Macron celebrou a amizade entre as duas nações e falou sobre ordem mundial

Durante seu discurso, Macron comemorou a “amizade” existente entre as duas nações e fez um apelo pela paz nos conflitos globais.

“Prezamos pela dignidade humana, acreditamos no ser humano”, disse Macron. “Acreditamos na paz, porque constrói equilíbrios. Isso exige que sejamos fortes.”

O líder francês também afirmou que Brasil e França devem proteger, com credibilidade, a ordem mundial. “As grandes potências pacíficas, como França e Brasil, têm de ser capazes de fazer uso e falar da força. Somos as potências que não querem ser os lacaios, precisamos defender com credibilidade a ordem mundial.”

Marcela Temer batizou embarcação

Marcela Temer, ex-primeira-dama, foi a madrinha do Submarino Riachuelo em dezembro de 2018.

No ano de 2003, Marisa Letícia, segunda esposa de Lula e ex-primeira-dama, tornou-se madrinha do “Navio Metaltanque 6”. Posteriormente, em 2008, ela batizou a “plataforma de petróleo P51” e, dois anos mais tarde, em 2010, o “navio cargueiro Log-in Jatobá”.

O Submarino Timbirá, lançado ao mar em 1996, foi batizado por Ruth Cardoso, esposa do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. As informações são da Revista Oeste.

Artigos relacionados

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo