Deputados aprovam volta da propaganda partidária ‘gratuita’ em rádio e TV

Com a medida, partidos terão até 30 minutos por semestre para usar em propaganda
Deputados Aprovam Volta Da Propaganda Partidária Gratuita Foto. Agência Câmara,Pablo Valadares Deputados Aprovam Volta Da Propaganda Partidária Gratuita Foto. Agência Câmara,Pablo Valadares
Deputados Aprovam Volta Da Propaganda Partidária Gratuita Foto. Agência Câmara,Pablo Valadares

Com a medida, partidos terão até 30 minutos por semestre para usar em propaganda

Nesta quinta-feira (7), o plenário da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que volta com a propaganda política “gratuita” em rádio e TV. O placar final da votação ficou em 270 votos a favor da mudança e 115 votos contrários.

O PL teve origem no Senado e define que, a cada semestre, os partidos terão direito a um tempo determinado de propaganda, de acordo com a cláusula de desempenho. No total, as siglas terão direito a 5, 20 ou 30 minutos, com inserções de 30 segundos.

O projeto teve por base o substitutivo do deputado Altineu Côrtes (PL-RJ), que defendeu a necessidade de fortalecer os partidos.

– Ao longo dos últimos anos, formou-se um consenso na sociedade sobre a necessidade de fortalecer os partidos políticos, peças indispensáveis do Estado Democrático de Direito – apontou.

A aprovação do projeto na Casa provocou divergências entre os parlamentares. Para o deputado Marcel van Hattem (Novo-RS), a medida vai ser bancada com dinheiro que poderia ser utilizado em outras áreas.

– Além de anacrônica, a propaganda partidária acaba financiada com impostos que seriam recolhidos pelas emissoras; é dinheiro que vai faltar na saúde, na educação, na segurança – ressaltou.

Já para Henrique Fontana (PT-RS), a medida vai permitir aos partidos expressarem seus posicionamentos.

– A possibilidade de que os diferentes partidos expressem posicionamentos e opiniões faz parte da construção da formação política e democrática de um país – destacou.

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *