NotíciasPolítica

CPMI aprova Convocação de general Gonçalves Dias

Governo tentou proteger a ida do ex-GSI para o colegiado

Na manhã desta terça-feira, 20, os integrantes da CPMI do dia 8 de janeiro aprovaram a convocação do ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Gonçalves Dias, mesmo após o governo ter tentado impedir sua participação no colegiado na semana anterior.

No entanto, mesmo com a resistência do governo, o presidente da CPMI, Arthur Maia, decidiu colocar o documento em pauta novamente, conseguindo a aprovação unânime. G.Dias foi apontado como o responsável pela falsificação de três relatórios de segurança da Abin em relação aos eventos ocorridos em 8 de janeiro.

Não haveria mais razão para o governo tentar bloquear, uma vez que o ex-ministro está programado para comparecer perante a CPI distrital em 8 de janeiro na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Juntamente com a convocação de G. Dias, os membros da CPMI também aprovaram a presença de Jean Lawand Júnior, um oficial do Exército, e Saulo Moura, um ex-diretor da Abin.

O nome de Jean aparece em um documento da Polícia Federal em que suas conversas com o tenente-coronel Mauro Cid, que já foi ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, foram divulgadas. Nas mensagens, Jean solicita a Cid que persuada Bolsonaro a decretar uma intervenção militar.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo