EconomiaPolítica

Começo do governo Lula é ‘muito preocupante’, diz Persio Arida, ex-BC

Persio Arida declarou apoio ao petista em 2022

Persio Arida, um economista respeitado e ex-presidente do Banco Central, expressou preocupação com as políticas econômicas implementadas pelo governo no início do mandato do presidente . Em entrevista ao jornal Valor Econômico, Arida citou diversas questões, incluindo a revisão do marco do saneamento básico, a intenção declarada de mudar o regime de metas de inflação, os ataques ao presidente do Banco Central e a reintrodução da política de subsídios do BNDES, o que foi demonstrado pelo recente pacote de estímulo à indústria automobilística.

Persio Arida afirmou que a nova proposta fiscal do PT tem como aspecto positivo a preocupação com a estabilidade da dívida pública em médio prazo. Contudo, ele destacou que há um estímulo para aumentar a receita a fim de permitir mais gastos.

Arida mencionou que o Brasil já possui uma carga tributária bastante elevada e que, em sua opinião, uma regra mais simples e ampla seria mais adequada. Ele propôs que a soma de todos os gastos primários, incluindo as transferências constitucionais, permaneçam constantes em termos reais por alguns anos.

“Do ponto de vista econômico, a evolução dos primeiros meses é muito preocupante. Não muda em nada a minha avaliação sobre o apoio que dei ao presidente Lula, porque foi um apoio pensando na democracia, nos direitos humanos, na agenda ambiental, muito mais do que na economia”, disse o ex-presidente do BC

“Mas esse começo de governo é uma sequência de iniciativas e ideias que vão na contramão do que o Brasil precisa: a revisão do marco do saneamento, a revisão dos critérios de voto da Eletrobras, os ataques ao Banco Central, os questionamentos sobre a lei das estatais, a volta de subsídios no BNDES, ideias como criar uma indústria de semiprocessadores no Brasil ou restaurar a indústria naval, o subsídio ao carro popular, retrocessos na agenda ambiental”, prosseguiu.

“Inícios de governo são sempre confusos, eu vivi isso de perto no governo Fernando Henrique. A ver como vai se desenvolver para frente. Não é que eu esteja radicalmente pessimista, ainda tem tempo para corrigir a rota e colocar o Brasil numa situação de crescimento elevado”, disse o ex-presidente do BC.

No ano passado, Persio Arida, juntamente com outros economistas que trabalharam nos governos de Fernando Henrique Cardoso, PSDB (1995-2002), declararam apoio à candidatura de Lula nas eleições presidenciais em oposição a (PL), atual presidente em busca da reeleição.

Arida foi presidente do Banco Central no primeiro ano de mandato de FHC em 1995 e atuou como presidente do BNDES de 1993 a 1995 no governo de Itamar Franco.

Artigos relacionados

2 Comentários

  1. Tão preparado experiente, tão ingenuo.
    Pobrezito.
    Brasil, e suas oportunidades jogadas
    f ora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo