JustiçaNotícias

8 de janeiro: Deltan cobra indignação do STF com o STF após inocente ficar preso 11 meses

Um morador de rua ficou preso por 11 meses por ter se aproximado dos responsáveis pelos atos de 8 de janeiro

Nesta sexta-feira, 8, o ex-procurador expressou críticas à injustiça perpetrada pelo ministro , do STF. Moraes manteve um morador de rua detido por quase 11 meses decorrente da invasão das sedes dos três Poderes em Brasília, ocorrida em 8 de janeiro de 2023. Isso aconteceu mesmo sem a presença de provas que vinculassem o indivíduo aos atos de vandalismo.

O ex-deputado expressou na rede social X, antes conhecida como Twitter, uma exigência de indignação dos ministros do Supremo Tribunal Federal, semelhante àquela que mostraram em relação às prisões e condenações realizadas pela Operação Lava Jato.

“Morador de rua ficou 11 meses preso por ordem de Moraes, que agora o inocentou

Gilmar Mendes vai dizer que houve tortura? Toffoli vai chamar método de Moraes de pau de arara do século XXI?

Alguém lembra se a Lava Jato prendeu morador de rua que dormia perto da Petrobras?”

A primeira absolvição de Moraes

O voto do ministro Alexandre de Moraes, do STF, foi a favor da absolvição de Geraldo Filipe da Silva, um dos acusados do caso de 8 de janeiro.

Esta é a primeira vez em que o juiz vota pela absolvição de um acusado neste procedimento.

A decisão está alinhada com o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR), que, após a análise do processo penal, mudou sua posição em relação à acusação e defendeu a absolvição de Geraldo Filipe da Silva.

Morador de rua

O acusado, detido no dia dos acontecimentos perto do Congresso Nacional, alegou em sua defesa que é um morador de rua que se encontrou rodeado pelos vândalos, porém, garante que não se envolveu em ações violentas.

Sem elementos probatórios

No veredito, o Ministro Alexandre de Moraes do STF sustenta que não há provas suficientes para declarar que o acusado se juntou deliberadamente aos protestantes com o objetivo de tomar o poder e aniquilar o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal. As informações são do Antagonista.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo