NotíciasPolítica

Rodrigo Pacheco defende limitação de mandatos para ministros do STF

Presidente do Senado reitera defesa pela limitação de mandatos de ministros do STF

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), voltou a defender nesta segunda-feira (2) a limitação de mandatos para ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). A discussão sobre o tema tem avançado na Casa Alta e já foi abordada positivamente por Pacheco em outras ocasiões.

“Acho que seria bom para o poder Judiciário, para a Suprema Corte do nosso país, seria bom para a sociedade brasileira termos uma limitação do mandato de ministro do Supremo”, disse.

Em conversa com a imprensa, Pacheco defendeu o debate do tema pelo Senado Federal.

Atualmente, os mandatos da Suprema Corte não têm limite de duração, e os ministros só precisam deixar o cargo ao completar 75 anos de idade.

Tramita no Senado uma proposta de emenda à Constituição (PEC), de autoria do senador Plínio Valério (PSDB-AM), que fixa em oito anos o mandato dos ministros da Corte, sem direito à recondução.

O tema, que já foi discutido no Congresso em anos anteriores, ganhou força novamente com recentes julgamentos no STF sobre temas de forte impacto social.

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. Ôpa! Até que enfim algo de bom, o STF, deveria ter suas regras debaixo da CF, e seus membros com um só mandato de 10 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo