NotíciasPolítica

Procuradoria de ‘Defesa da Democracia’ ignora falas de Lula sobre ‘golpe’

Presidente se refere ao impeachment de Dilma Rousseff

A Procuradoria de Defesa da Democracia, que foi proposta pelo governo do presidente , ignorou as falas do petista sobre o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. Na última semana, o presidente tem se referido ao processo de deposição de Dilma como “golpe de Estado”. O órgão deve ser o responsável por futuras ações contra quem divulgar informações falsas nas redes sociais que atentem “contra a democracia”.

O jornal O Estado de São Paulo solicitou à  Advocacia-Geral da União (AGU) uma explicação sobre as declarações de Lula. A AGU é quem vai abrigar o órgão criado pelo governo petista. O caso pode ser enquadrado como fake news, uma vez que o processo de impeachment de Dilma foi totalmente constitucional.

A narrativa do “golpe” também está sendo institucionalizada entre os órgãos do governo. Em 13 de janeiro, o site do Palácio do Planalto tratou como “golpe” a deposição de Dilma. Na ocasião, o PSDB foi à Justiça interpelar o governo.

“Afirmar que o impeachment de Dilma se constituiu em ‘golpe’ é ato desprovido de verdade”, argumentou a legenda. “Golpe, no sentido político, é aquele em que os representantes eleitos são destituídos de seu cargo fora das regras previstas na Constituição.”

Na quarta-feira 25, Lula ainda chamou o ex-presidente Michel Temer de “golpista”, durante uma visita oficial ao Uruguai. Temer, no entanto, usou as redes sociais para ironizar a fala do presidente: “golpe de sorte”, ele respondeu.

A nova gestão da AGU, comandada pelo ministro-chefe Jorge Messias, foi procurada pelo jornal O Estado de São Paulo por duas vezes, retornando apenas no último pedido, que foi realizado na sexta-feira 27.  “A procuradoria encontra-se, nesse momento, em fase de montagem do grupo de trabalho que discutirá sua regulamentação”, disse Messias. As informações são da Revista Oeste.

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. Na realidade, não foi golpe, mas sim, um “golpe de sorte” para todos os brasileiros, essa DilmAnta ainda teve o privilégio de não ter ficado inelegível por 8 anos e perder suas benesses e mordomias ( graças ao Levandowisky)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo