NotíciasPolítica

Ministros do STF criticam fala de Barroso sobre bolsonarismo em evento da UNE

Ministros do STF criticam discurso de Barroso na UNE sobre derrota do bolsonarismo.

Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e de outras cortes superiores de Brasília manifestaram críticas em relação ao discurso proferido pelo ministro Luís Roberto Barroso durante o congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), na última quarta-feira (12). Em conversa reservada com o colunista Igor Gadelha, do portal Metrópoles, colegas de Barroso no STF consideraram a fala “muito ruim”, destacando especialmente o trecho em que o magistrado aborda a derrota do bolsonarismo.

Segundo esses colegas, a avaliação é de que o discurso contribui para que a Corte seja ainda mais alvo de ataques e críticas por parte de bolsonaristas e da atual oposição. Já magistrados de outras cortes superiores acreditam que a declaração foi ainda pior por ter sido feita aproximadamente dois meses antes da posse de Barroso como presidente do STF, prevista para o início de outubro. Ele irá substituir a atual presidente, Rosa Weber, que se aposentará compulsoriamente do cargo de ministra do Supremo.

“Nós derrotamos a censura, derrotamos a tortura, derrotamos o bolsonarismo para permitir a democracia e a manifestação livre de todas as pessoas”, afirmou Barroso, ao lado do ministro da Justiça do governo Lula, Flávio Dino. A declaração ocorreu durante um evento da União Nacional dos Estudantes (UNE), em Brasília, na quarta-feira (12).

Após receber duras críticas do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), Barroso divulgou nova nota nesta quinta-feira, 13, para se retratar.

Leia a íntegra da nota de Barroso:

Na data de ontem, em Congresso da União Nacional dos Estudantes, utilizei a expressão quando na verdade me referia ao extremismo golpista e violento que se manifestou no 8 de janeiro e que corresponde a uma minoria. Jamais pretendi ofender os 58 milhões de eleitores do ex-presidente nem criticar uma visão de mundo conservadora e democrática, que é perfeitamente legítima. Tenho o maior respeito por todos os eleitores e por todos os políticos democratas, sejam eles conservadores, liberais ou progressistas.

Artigos relacionados

4 Comentários

  1. Sai Weber entra Barroso …igual o roto pelo rasgado. É revoltante…o Sr, ou vc ofendeu os 58milhoes quando chamou de mané, ou já esqueceu? Mas, comuni$$ta não tem memória nem decoro

  2. Não ofendeu 58 milhões de eleitores brasileiros, mas simplesmente em números aproximados foram mais de 88 milhões… pelos dados mais recentes

  3. O Ministro Barroso é um inconsequente e desonesto Magistrado.
    Além de ser um imoral, não tem as qualidades de um Cidadão Decente, para ser Juiz da Mais Alta Corte de nossa Nação!
    Ele é uma vergonha, seja como homem ou Magistrado!

  4. Acreditar no “boca de veludo”, é a mesma fantasia de ter visto o saci. Barroso,agora se atolou num “barro” de grande profundidade, que rebocador nenhum vai conseguir tirá-lo. Atitude, de estupidez jamais vista, no idoso STF e que envergonharia até prostituta em bacanal. É só obedecer a Contituição, o resto,deixa pro Parlamento,apesar de ser presidido por dois canálhas. Estamos num barco sem leme em mar de sargáços, salve-quem puder.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo