Presidente disse a jornalistas que foi informado ‘extraoficialmente’ a respeito de aumento dos combustíveis
Ainda na Itália, onde participou da reunião de cúpula do G20 no fim de semana, o presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira, 1º, que foi informado sobre um possível novo aumento no preço dos combustíveis a ser anunciado nos próximos dias pela Petrobras. Segundo o chefe do Executivo: “Isso não pode acontecer”.
“Uma notícia que eu dou para vocês. Eu tenho pressa”, disse Bolsonaro a jornalistas. “A Petrobras vai anunciar, eu sei extraoficialmente, um novo reajuste daqui a uns 20 dias. Isso não pode acontecer.”
O presidente também disse que não está interessado nos rendimentos que a Petrobras transfere para o governo federal. “Tenho conversado com o Paulo Guedes”, contou. “Nós queremos que isso seja revertido diretamente em diminuição do preço do diesel na ponta da linha.”
Na quinta-feira 28, durante sua live transmitida pelas redes sociais, Bolsonaro afirmou que a Petrobras deveria “dar um lucro não muito alto, como tem dado”. O presidente da estatal, general Joaquim Silva e Luna, disse na sexta-feira 29 que não se sente pressionado pelos recentes aumentos no preço dos combustíveis. As declarações foram dadas durante uma entrevista coletiva on-line, um dia depois de a estatal ter anunciado um lucro líquido de mais de R$ 31 bilhões no terceiro trimestre deste ano.