JustiçaNotíciasPolítica

Gilmar Mendes ligou para Valdemar na tentativa de mudar votos da bancada do PL

Ministro Gilmar Mendes tentou persuadir figuras políticas contra PEC no Senado.

Segundo informações divulgadas pelo Poder360, o ministro do STF, Gilmar Mendes, fez grandes esforços para impedir a votação no Senado da proposta de emenda constitucional (PEC) que busca limitar as decisões individuais dos juízes. Gilmar tentou persuadir várias figuras políticas, incluindo Valdemar Costa Neto, presidente do PL, na esperança de mudar o voto dos senadores do partido. No entanto, sua estratégia não teve êxito, e a maioria dos senadores do PL votou a favor da proposta, exceto Romário, que decidiu apoiar a proposta em agradecimento ao STF por suas ações contra o ex-deputado Daniel Silveira, o que facilitou sua reeleição ao Senado.

Os ministros do STF estão cada vez mais preocupados com a aprovação da PEC, pois temem que isso possa levar a medidas ainda mais restritivas contra o poder Judiciário. O presidente do STF, Roberto Barroso, já conversou com o presidente Luiz Inácio da Silva a esse respeito, demonstrando a percepção de que o Supremo está sendo ameaçado por uma reação hostil de uma maioria conservadora no Congresso.

Mesmo que seja pouco provável que a Proposta de Emenda Constitucional avance na Câmara dos Deputados em 2023 e no começo de 2024, existe a possibilidade de uma mudança no cenário após as eleições municipais. Caso haja um forte apoio dos conservadores e centro-direita, pode haver uma tendência para impulsionar a proposta. Neste caso, é possível que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), seja pressionado a incluir a medida limitadora do STF em uma votação no plenário.

Lira, que permanecerá como presidente da Câmara até janeiro de 2025, tem mantido um relacionamento amistoso com muitos ministros, e o STF resolveu várias questões pendentes de deputados relacionadas à Lava Jato. Isso pode levar mais deputados a apoiar uma medida que prejudique o Supremo.

Artigos relacionados

5 Comentários

  1. Gente , o seres vivos . esta mudando sim nunca vi um Sapo converçar esse ai fala e fala sô mérda

    1. Esse calhorda desse boca de sapo, deveria estar era na cadeia. Esses vagabundos estão fazendo os brasileiros de palhaços a muito tempo! Estão fazendo chantagem com os congressistas, mas o povo está de olho! Vamos fazer a maioria dos prefeitos no ano que vem. Consequentemente, os candidatos a deputados e senadores dependerão desses prefeitos!

  2. Tanto Pacheco como Lira tem que por na cabeça que eles também são removíveis se pisar na casca de banana, então agora é a hora de mandar os deuses do STF e STE correrem. Nada de ficar engavetando processo para proteger canalhas que se acham superiores a Deus.
    E o boca de sapo não tem vergonha na cara de uma vez, ir pedir proteção logo para o PL depois de tudo o que aprontaram com nosso Presidente Bolsonaro!

  3. Não são covardes, não são MEDROSOS, mas se ajoelham logo no Covil do Mitto, para pedir “arrego”. Sem o Mitto, o valdemar não é ninguém, e o pl também.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo