Freixo “baixa o nível” e quer ‘CPI do leite condensado’

Deputado que investigar gastos do governo com alimentação em 2020
Deputado Quer Investigar Gastos Do Governo Com Alimentação Em 2020 Deputado Quer Investigar Gastos Do Governo Com Alimentação Em 2020

Deputado que investigar gastos do governo com alimentação em 2020

Após a divulgação, pelo portal Metrópoles, do que seria uma planilha dos gastos do governo federal com alimentos e bebidas em 2020, o deputado Marcelo Freixo (PSOL-RJ), quer a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os valores. Ele apresentou o pedido de criação da comissão nesta quarta-feira (27), com o objetivo de saber “se houve gasto desnecessário ou mesmo corrupção”.

A planilha aponta que o governo federal gastou R$ 1,8 bilhão na compra de mantimentos no ano passado, o que representaria um aumento de 20% na comparação com 2019. Além disso, o veículo citou os produtos mais adquiridos. Foram R$ 15,6 milhões gastos em leite condensado.

Ao decidir pedir a CPI, Freixo apontou que é preciso averiguar os detalhes de cada item adquirido pelo governo.

– Especialmente em um ano em que o governo se omitiu quanto a diversos gastos necessários ao enfrentamento da pandemia de Covid-19, é preciso investigar essas compras e essas prioridades do governo e se houve gasto desnecessário ou mesmo corrupção […] É preciso entender para onde foi cada um desses itens, o porquê da compra acima do preço de mercado, se as licitações foram idôneas, quais são as empresas beneficiadas – declarou Freixo.

Os valores apontados pelo Metrópoles representam os gastos de todos órgãos do Poder Executivo no ano passado, o que inclui ministérios, universidades, Forças Armadas e mais.


Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *