NotíciasPolítica

Ex-presidente da EBC continuará a receber salário por seis meses

Exonerado da EBC por postagens antissemitas, Hélio Doyle vai receber R$ 34.895,78 por quarentena remunerada

Hélio Doyle, que já exerceu a presidência da EBC, permanecerá recebendo seu salário como servidor público por mais meio ano.

O valor mensal é de R$ 34.895,78.

A Comissão de Ética Pública do Planalto anunciou na terça-feira, 26 de dezembro, a sua decisão.

A ação integra a política de licença remunerada adotada pelo serviço público com o objetivo de evitar a divulgação de dados sigilosos para empresas privadas.

“Preenchi o pedido, encaminhei à comissão e fui comunicado da decisão”, afirmou o ex-presidente da EBC nesta terça.

Demissão

Em 18 de outubro, Doyle perdeu seu cargo como presidente da EBC por ter publicado em suas mídias sociais uma mensagem em que chamava os defensores de Israel de “idiotas”.

O autor original da publicação foi Carlos Latuff, um cartunista de esquerda que já foi citado pelo Centro Simon Wiesenthal como um dos dez maiores antissemitas do mundo.

“Não precisa ser sionista para apoiar Israel. Ser um idiota é o bastante”, escreveu o cartunista na rede social X, ex-Twitter.

Doyle havia compartilhado uma série de publicações sobre o conflito, todas com uma perspectiva que ia contra Israel. “Imagina bombardear todo o Rio de Janeiro para punir milicianos e traficantes. É o que Israel está fazendo com a Palestina”, dizia outra mensagem compartilhada por ele no último dia 15.

Em nota divulgada na ocasião, Doyle afirmou que Paulo Pimenta, o ministro-chefe da Secom, “manifestou hoje seu descontentamento por eu ter repostado postagem de terceiro acerca do conflito no Oriente Médio. Disse-me que a referida repostagem e sua repercussão na imprensa criaram constrangimento ao governo”.

Jean Lima assumiu o cargo de presidente interino da EBC em substituição a Doyle.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo