Vendas do varejo físico na semana do Natal registram queda de 1,4% em relação a 2019, aponta pesquisa. É o pior número dos últimos três anos.
O “Indicador de Atividade do Comércio” analisou as vendas entre 18 e 24 de dezembro. O percentual só não foi pior do que o registrado em 2020, primeiro ano da pandemia da covid-19, quando as vendas no período apresentaram uma queda de 10,3%.
No ano de 2021, as vendas do comércio varejista presencial tiveram um acréscimo de 2,8%, segundo uma pesquisa. Em contrapartida, no ano anterior, o índice de crescimento foi de 0,4%.
De acordo com os dados da pesquisa, as vendas tiveram uma queda ainda mais significativa durante o final de semana que antecedeu o Natal, entre os dias 22 e 24 de dezembro, registrando uma diminuição de 10,7%. O economista responsável pela análise, Luiz Rabi, destacou que a queda pode ter sido influenciada pelo fato de o dia 24 ter sido um domingo.
A análise do indicador se concentrou nas vendas do varejo presencial na cidade de São Paulo. Os resultados da pesquisa indicam que, durante a semana do Natal, houve uma queda de 1,2% nas vendas, enquanto no final de semana essa queda foi de 9,6%.