JustiçaNotícias

Veja o que o STF falou sobre réu do 8/1 que tentou suicídio na Papuda

A defesa alega que o réu tem comorbidades. No entanto, o STF afirma que “em nenhum momento foi apontada pela defesa questão de saúde”

Um dos envolvidos nos atos de 8 de janeiro, Claudinei Pego da Silva, tentou tirar a própria vida no Complexo Penitenciário da Papuda em Brasília, no último sábado (9/12). Após a tentativa de suicídio, o Supremo Tribunal Federal (STF) divulgou uma declaração confirmando que a prisão preventiva será mantida e que o julgamento do acusado já está agendado.

A equipe jurídica de Silva argumentou que o réu sofre de comorbidades e que não existem evidências que justifiquem a sua detenção no momento. Em decorrência dessas afirmações, os advogados requereram, em 23 de agosto, o revogação da prisão preventiva.

Contudo, segundo nota do STF, “em nenhum momento foi apontada pela defesa questão de saúde e não há nenhum registro nos autos sobre qualquer comorbidade”. Adicionalmente, a decisão de manter o réu sob custódia foi baseada em registros policiais e judiciais de Silva, que incluíam posse ilegal de arma de fogo, ameaças, danos e violência doméstica.

STF mantém julgamento

De acordo com o comunicado do Supremo Tribunal, a ação envolvendo Claudinei Pego da Silva será apreciada em sessão virtual no período de 15 de dezembro de 2023 a 5 de fevereiro de 2024. Ainda de acordo com o STF, “é possível verificar a participação ativa e o engajamento do réu ao movimento golpista”.

“Há ainda fotos e vídeos do réu durante a invasão da Praça dos Três Poderes, além de relatos de toda a dinâmica criminosa, com o registro, inclusive, da comemoração dos invasores durante o ato”, diz trecho de comunicado.

Tentativa de suicídio

De acordo com o diretor da prisão de Papuda, no sábado (9/12), o acusado tentou cometer suicídio enforcando-se com uma camisa, mas os guardas o detiveram. O Samu foi chamado e Silva foi levado para o hospital de São Sebastião, onde recebeu atendimento médico.

De acordo com o relato da instituição prisional, o acusado não apresentou nenhum dano físico e voltou para a unidade prisional no sábado.

Artigos relacionados

2 Comentários

  1. Esses urubus do STF ainda vão pagar caro seus crimes. Não pensem eles que ficarão eternamente como ditadores sanguinários! Vão cair junto com o ladrão que está ocupando ilegalmente a presidência!

  2. Esse patriota é bandido, terrorista perigoso, já aquele chefe de organização criminosa condenado a 70 anos pôde ser solto pq não tinha vaga na prisão. Quer dizer q a vaga dele foi preenchida por algum patriota, né

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo