NotíciasPolítica

Brasil segue ONU e não classifica Hamas como terrorista, diz Paulo Pimenta

Brasil segue ONU e não classifica Hamas como grupo terrorista, diz ministro.

O ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, afirmou nesta quarta-feira (11) que o Brasil segue a posição da ONU ao não classificar o Hamas como grupo terrorista.

“O Brasil, historicamente, sempre respeitou e acompanhou a posição do conselho”, disse o ministro à GloboNews.

Mais cedo, após pressão, o presidente Luiz Inácio da Silva (PT) fez um apelo à comunidade internacional e a ONU sobre a situação de crianças feitas reféns em meio ao conflito entre Israel e o Hamas, que controla a Faixa de Gaza, no Oriente Médio.

O governo Lula tem se valido da alegação de “neutralidade” para justificar a negativa em classificar o Hamas como terrorista.

O petista pediu uma “intervenção internacional humanitária” na região. Além disso, pela primeira vez, Lula citou o Hamas, responsável pelo ataque terrorista a Israel.

Desde o início do conflito no fim de semana, o governo foi criticado pela oposição por não ter mencionado diretamente o Hamas quando condenou os ataques terroristas. Nos comunicados, Lula e o Itamaraty apenas condenavam os ataques, pediam o cessar-fogo, defendiam a existência do estado de Israel e o Palestino, mas não citavam nominalmente o grupo extremista, o que abria margem para as críticas.

O Brasil segue a lista da ONU, que não classifica o Hamas como grupo terrorista. Países como Estados Unidos, Reino Unido, Japão e União Europeia chamam o grupo armado que controla a Faixa de Gaza de terrorista.

Ainda nesta quarta, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) informou que uma eventual condenação política ao Hamas pelo ataque a Israel será tratado no Conselho de Segurança da ONU, presidido pelo Brasil desde 1º de outubro. O mandato tem duração de apenas um mês.

Artigos relacionados

8 Comentários

  1. Hamas não são terroristas e os velhos do 8 de janeiro sim ??
    Filhos da puta deveriam te mandar a morar lá junto com tua família!

  2. O Brasil nao, Nao generalizem.

    Essa quadr*lha que ro*bou as ele*ções é que não classifica esse grupo como terr*oristas.

  3. Esse verme há muito tempo precisava ser extirpado da política! O indivíduo que dá seu voto para um canalha desses tem uma gritante deficiência de neurônios! Tem um rosário de processos contra esse verme controlados pelo stf através dos crápulas que lá estão!

  4. Para essa esquerda lixo, o Hamas não é terrorista. Terroristas são os cidadãos que se manifestavam pacificamente e foram para o campo de concentração do xandão.

  5. Perdeu a oportunidade de ficar calado. Especialmente na condição de ministro da falta de comunicação.
    O que importa? A classificação ou a atuação?
    Gaza, hoje, talvez não possa nem mesmo ser classificada como Palestina, já que arrancada dela pela violência do Hamas.

  6. Tinha que ser uma pérola do Ministro “Cópia e cola”. Infelizmente essa Jošta é do RS. Perdeu a chance de ficar de bico calado. Ele e seu chefe são m5€d+# da mesma privada. Se o Hamas não é terrorista então são estudantes de colégio de freiras. Conta outra seu verme vermelho.

  7. É nessas horas que eu me envergonho do Brasil e da ONU! Nenhum dos dois faz um trabalho digno e de respeito.
    Por falar nisso, onde anda a CNBB nessa história?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo