NotíciasPolítica

Barroso condena “extrema direita” e quer encerrar polêmica entre Musk e Moraes

Barroso pede encerramento da polêmica entre Elon Musk e Alexandre de Moraes: ‘Assunto encerrado’

Na última quinta-feira (11), o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, declarou que a controvérsia entre Elon Musk, proprietário da rede X, e o ministro Alexandre de Moraes, é um “assunto encerrado”. Barroso salientou que “as respostas que o judiciário precisava dar já deu” sobre o assunto e ainda disse que agora é “espuma para quem quer engajamento”.

“Eu considero esse assunto encerrado do ponto de vista do debate público. Agora, qualquer coisa que tenha de ser feita deve ser feita no processo, se houver o descumprimento. Às vezes, as pessoas fazem bravatas, mas não implementam as suas declarações”, disse Barroso, após participar de um evento no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Barroso enfatizou que “o Brasil tem uma Constituição, tem uma legislação e tem juízes”. Portanto, reiterou que “é preciso cumprir o que diz a legislação e o que determinam os juízes”. O presidente do Supremo adicionou: “Se houver o descumprimento, a lei prevê as consequências”.

Barroso também abordou um suposto “enfrentamento da extrema direita”, que de acordo com ele, “disseminou ódio e ataque às instituições”. Além disso, enfatizou que foi preciso “tomar medidas” para assegurar a continuidade saudável da democracia.

“Nós enfrentamos, no Brasil e em outras partes do mundo, uma extrema direita que disseminou ódio e ataque às instituições, e foi preciso tomar algumas medidas para neutralizar esses ataques e proteger a democracia. Foi isso o que aconteceu no Brasil. O resto é espuma de quem quer engajamento”, concluiu Barroso.

Na última segunda (3), o presidente do STF publicou uma nota afirmando “que toda e qualquer empresa que opere no Brasil está sujeita à Constituição Federal, às leis e às decisões das autoridades brasileiras” e que decisões judiciais “podem ser objeto de recursos, mas jamais de descumprimento deliberado”.

A controvérsia entre Musk e Moraes teve início após a divulgação do “Twitter Files”, papéis que expõem um vasto esforço de censura durante a pandemia e as eleições nos EUA e Brasil, além de hostilidade contra conservadores. Tratam-se de documentos internos do que antes era o Twitter, agora chamado de X, aos quais a Gazeta do Povo obteve acesso e tornou público no dia 4 de abril.

No passado sábado (6), Elon Musk lançou um desafio ao ministro Alexandre de Moraes, considerando a possibilidade de reativar todas as contas brasileiras suspensas na plataforma, conforme solicitado pelo Poder Judiciário. Em resposta às críticas, Moraes optou por iniciar uma investigação contra o proprietário do Twitter, solicitando que Musk fosse incorporado na investigação das milícias digitais. A partir daí, o caso tem tido uma grande ressonância tanto no cenário político quanto no digital. As informações são da Gazeta do Povo.

Artigos relacionados

2 Comentários

  1. Ah maldito…vc não imagina o qto vai querer voltar atrás em tudo o que vc fez,faz e diz… Vc é o verdadeiro HIPÓCRITA que Jesus falou… Vc não tem a mínima noção do que vai sofrer no inferno, e pela ETERNIDADE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo