NotíciasSaúde

Anvisa libera uso de autotestes para dectectar a Covid-19

Empresas interessadas terão que solicitar registro junto à agência

Em reunião extraordinária realizada nesta sexta-feira (28), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso de autotestes de detecção da Covid-19. O produto, que será vendido em farmácias e estabelecimentos de saúde, permitirá que o próprio paciente faça a coleta e obtenha o resultado em casa.

Entretanto, o órgão regulador destaca que o autoteste não será válido para diagnóstico oficial, não servindo, portanto, para ser apresentado em viagens ou como atestado médico. A ideia, segundo o Ministério da Saúde, é que o meio de testagem sirva como uma forma de triagem, para que os pacientes positivados possam recorrer a um atendimento médico adequado.

A liberação vale para os testes de antígenos, que recolhe o material no fundo da boca e do nariz por meio de um swab. O kit ainda inclui o dispositivo de teste, um tampão de extração e um filtro. O teste identifica a Covid-19 verificando a presença de anticorpos contra a doença no material coletado.

A decisão da Anvisa ocorre, após o Ministério da Saúde enviar dados complementares sobre o autoteste. A pasta defende que a liberação ajudará a evitar sobrecargas no sistema de testagem.

Apesar da autorização, as empresas interessadas em comercializar o produto precisarão pedir o registro junto à Anvisa, que analisará cada caso.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo