Aliado de Alexandre de Moraes aceita convite de Lewandowski para assumir Secretaria Nacional de Segurança

Procurador-geral de SP, Mario Sarrubbo, aceita convite para assumir Secretaria Nacional de Segurança
Mario Sarrubbo Mario Sarrubbo
Foto: Governo do Estado de São Paulo/Divulgação

Procurador-geral de SP, Mario Sarrubbo, aceita convite para assumir Secretaria Nacional de Segurança

O procurador-geral de Justiça de São Paulo, Mario Sarrubbo, aceitou o convite feito pelo futuro ministro da Justiça e Segurança Pública, ex-ministro do STF Ricardo Lewandowski, para assumir a Secretaria Nacional de Segurança (Senasp).

Próximo do ministro do STF e considerado “linha-dura”, Sarrubbo tem 34 anos de experiência atuando no Ministério Público (MP).

Outro cotado ao cargo era o sociólogo Benedito Mariano, cujo perfil, embora elogiado, “não é visto como o ideal para o momento de fortalecimento das organizações criminosas no país”, de acordo com o site g1.

É responsabilidade do secretário facilitar a união das forças policiais nos Estados, estabelecendo objetivos contra o crime. No momento, o ex-representante federal Francisco Tadeu Barbosa de Alencar está no comando do departamento.

Com a saída de Sarrubbo, foi aberta uma disputa interna no MP-SP para a sua sucessão.

Oficialmente, o mandato do PGJ termina em abril, quando serão realizadas as eleições internas para uma lista tríplice de candidatos à sucessão de Sarrubbo. Depois, caberá ao governador Tarcísio de Freitas escolher um dos nomes indicados pelos pares.

Lewandowski assumirá como ministro da Justiça de no dia 1º de fevereiro.

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *