Procurador-geral de SP, Mario Sarrubbo, aceita convite para assumir Secretaria Nacional de Segurança
O procurador-geral de Justiça de São Paulo, Mario Sarrubbo, aceitou o convite feito pelo futuro ministro da Justiça e Segurança Pública, ex-ministro do STF Ricardo Lewandowski, para assumir a Secretaria Nacional de Segurança (Senasp).
Próximo do ministro do STF Alexandre de Moraes e considerado “linha-dura”, Sarrubbo tem 34 anos de experiência atuando no Ministério Público (MP).
Outro cotado ao cargo era o sociólogo Benedito Mariano, cujo perfil, embora elogiado, “não é visto como o ideal para o momento de fortalecimento das organizações criminosas no país”, de acordo com o site g1.
É responsabilidade do secretário facilitar a união das forças policiais nos Estados, estabelecendo objetivos contra o crime. No momento, o ex-representante federal Francisco Tadeu Barbosa de Alencar está no comando do departamento.
Com a saída de Sarrubbo, foi aberta uma disputa interna no MP-SP para a sua sucessão.
Oficialmente, o mandato do PGJ termina em abril, quando serão realizadas as eleições internas para uma lista tríplice de candidatos à sucessão de Sarrubbo. Depois, caberá ao governador Tarcísio de Freitas escolher um dos nomes indicados pelos pares.
Lewandowski assumirá como ministro da Justiça de Lula no dia 1º de fevereiro.