EconomiaNotícias

Alckmin fala de taxação de 35% ‘em defesa do emprego’ será progressiva

Governo planeja aumentar impostos de importação de veículos elétricos e híbridos por decreto

Geraldo Alckmin, presidente em exercício e Ministro da Indústria e Comércio, confirmou que o governo está planejando aumentar os impostos de importação de veículos elétricos e híbridos através de um decreto. No entanto, ele explicou que os 35% de aumento só serão aplicados completamente entre 2026 e 2028 e apenas para as marcas que não investirem em fábricas no Brasil. “A ideia é preservar os empregos dos brasileiros na indústria e estimular o investimento”, disse.

A norma inclui veículos com tecnologia híbrida e elétrica, independentemente de serem plug-in ou não. Os automóveis elétricos destinados ao transporte receberão um tratamento especial.

De acordo com as declarações de Alckmin, os veículos híbridos irão sofrer um aumento de 15% no imposto já no próximo mês de janeiro, e esse valor será aumentado para 25% em 2024, para 30% em 2025 e

Os veículos que funcionam unicamente à eletricidade serão submetidos a uma taxa adicional de 10% a partir de janeiro de 2024, com aumentos anuais até atingir 35% em um período de 4 anos.

As empresas que optarem por construir fábricas no Brasil não serão afetadas por aumento de impostos, enquanto as demais terão limites de importação com isenção de tarifas. As informações são do Diário do Poder.

Artigos relacionados

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo