8 de janeiro: Moraes intima Senado a se explicar a respeito de petição

Ministro quer que a Mesa Diretora da Casa ‘justifique legitimidade nos autos’
Ministro Alexandre De Moraes, Em Sessão Na 1ª Turma Do STF Ministro Alexandre De Moraes, Em Sessão Na 1ª Turma Do STF
Ministro Alexandre De Moraes, Em Sessão Na 1ª Turma Do STF - Foto: Gustavo Moreno/SCO/STF

Ministro quer que a Mesa Diretora da Casa ‘justifique legitimidade nos autos’

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, solicitou que o Senado apresente esclarecimentos sobre uma petição submetida no inquérito que investiga o que aconteceu em 8 de janeiro.

Segundo o site Metrópoles, o ministro Moraes informou ao presidente da Câmara, Rodrigo Pacheco, sobre a intimação no dia 1º de dezembro. Ele solicitou que a Mesa Diretora do Senado apresentasse uma justificativa para sua legitimidade em se envolver no caso em questão.

Após a Advocacia do Senado Federal entrar com uma petição e pedir a devolução do pen drive e do celular funcional apreendidos pela Polícia Federal nos endereços do senador Marcos do Val (Podemos-ES) em junho deste ano, a medida foi tomada.

Intimação de Moraes desconforta Senado

De acordo com o Metrópoles, membros do corpo jurídico do Senado ficaram desconfortáveis com um ponto da intimação emitida pelo ministro. O advogado-geral do Senado, Thomaz Henrique Gomma de Azevedo, já havia apresentado as razões para atuar no caso em sua petição.

De acordo com o comunicado enviado, Azevedo e mais três profissionais da advocacia que o acompanham declararam que “antes de fundamentar o pedido de restituição dos bens públicos apreendidos, convém registrar que a Mesa do Senado Federal é parte legítima, na qualidade de interessada, na defesa de prerrogativas próprias e irrenunciáveis do Congresso Nacional e de seus membros”.

Sobre a PEC criticada pelo ministro do STF

Durante o mês de novembro, o Senado aprovou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) com o intuito de limitar as decisões tomadas pelos ministros do STF de maneira individual.

A PEC irritou a maioria dos magistrados da Corte, como Alexandre de Moraes. Por exemplo, em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, na terça-feira 12, ele classificou o texto como “irreal”.

A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) causou insatisfação entre a maioria dos juízes do Supremo Tribunal Federal, incluindo Alexandre de Moraes. Em uma entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, no dia 12 de novembro, ele descreveu o conteúdo da proposta como “fantasioso”.

“Com todo respeito àqueles que defendem, é algo muito irreal”, disse o ministro. “Porque acaba ferindo o próprio poder geral de cautela do juiz. Nós já alteramos o nosso regimento para que toda liminar seja imediatamente referendada pelo plenário.”

Ainda segundo o Metrópoles, outro fator que piorou a relação entre Congresso e STF é a abertura da “CPI do Abuso de Autoridade“, na Câmara dos Deputados. O objetivo dos parlamentares signatários é monitorar a atuação de ministros do Supremo. As informações são da Revista Oeste.

6 comments
  1. Esta mais que na hora do ministro em vez de pedir explicação, começar a ser enquadrado e se explicar.

  2. Do jeito que as coisas estão no Brasil, cuja população é refém dos abusos de Brasília, eu acho que aa única forma deste país progredir é se separando de Brasília. Eles têm muitos profissionais qualificados p tocarem a vida sozinhos e deixar que o resto do país progrida. Não há outra forma. Enquanto houver Brasília haverá ditadura, roubo, privilégios.. E aí ñ sobra dinheiro para os que geram riqueza.

  3. Do jeito que as coisas estão no Brasil, cuja população é refém dos abusos de Brasília, eu acho que a única forma deste país progredir é se separando de Brasília. Eles têm muitos profissionais qualificados p tocarem a vida sozinhos e deixar que o resto do país progrida. Não há outra forma. Enquanto houver Brasília haverá ditadura, roubo, privilégios.. E aí ñ sobra dinheiro para os que geram riqueza.

  4. Eu acho é pouco que esses “coitadinhos” desses ministros do STF fiquem com “raivinha” de não terem mais tanto poder!!! Eles por acaso tem idéia do quanto a gente sofreu e ainda sofre na mão deles??? Um dia a justiça chega! Se chegar aqui na terra, melhor pra eles!!!

  5. Já passou da hora dessas excelências do STF e STE cuidar do que é de competência deles e deixar o país em paz.
    Sr. Pacheco se vire, o povo já está de saco cheio dessa palhaçada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *