NotíciasPolítica

Zé Trovão interpela governo sobre Anielle e Lupi no conselho da Tupy

Deputado questiona relação entre as formações acadêmicas de Anielle e Lupi e as atividades desenvolvidas como conselheiros da metalúrgica

O deputado federal Zé Trovão (PL-SC) requereu à Mesa Diretora da Câmara dos Deputados nesta terça-feira (29/8) pedido de informações sobre as nomeações dos ministros Anielle Franco (Igualdade Racial) e Carlos Lupi (Previdência Social) para o Conselho de Administração da Tupy, uma empresa de metalurgia com participação do governo federal.

No requerimento, Trovão questiona os critérios de seleção dos indicados, a relação entre suas formações acadêmicas e as atividades a serem desenvolvidas na condição de conselheiros de administração e o que ele chama de “riscos para a Tupy decorrentes das nomeações”.

Trovão argumenta que as nomeações “parecem ser um clássico caso de aparelhamento político da empresa, o que violaria os princípios constitucionais de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência da administração pública”.

Nessa segunda-feira (28/8), as ações da Tupy na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) caíram 4,53% – a maior queda do mercado na parte da manhã, após a divulgação da notícia das nomeações.

O requerimento de Trovão foi encaminhado ao governo federal e ao Tribunal de Contas da União (TCU).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo