Empresas de tecnologia têm deixado o país por conta de imposições severas impostas pelo governo comunista
Duas grandes empresas de tecnologia americanas anunciaram nesta terça-feira (2) que, devido à pressão e censura que sofrem sobre suas atividades na China, optaram pelo encerramento completo de suas atividades no país asiático. São elas a companhia web Yahoo e a desenvolvedora de jogos Epic Games, que retirará o popular game Fortnite do território chinês.
Os serviços do Yahoo “não estão mais disponíveis na China continental” desde segunda-feira (1°), disse o grupo em um comunicado. O site de buscas da companhia funcionava no país desde 1999. Porém, a partir de 2013, o Yahoo passou a reduzir drasticamente o funcionamento da plataforma, em meio ao que chamou de um “ambiente comercial e jurídico cada vez mais difícil na China”.
No mês passado, a rede social profissional LinkedIn, da Microsoft, também anunciou sua saída da China devido a um “ambiente difícil”. Usando como justificativa a “estabilidade”, as autoridades chinesas têm removido da rede temas politicamente sensíveis e exigido dos gigantes da Internet que bloqueiem conteúdo indesejado.
Recusando-se a cumprir as exigências, as redes sociais americanas Facebook, Twitter, Instagram e YouTube, bem como a enciclopédia participativa Wikipedia e várias mídias estrangeiras são totalmente bloqueadas no país por uma “grande muralha informática”.
No mesmo contexto, a gigante americana de tecnologia Epic Games anunciou a retirada do seu popular jogo de sobrevivência Fornite da China. Em nota, a Epic anunciou que o jogo não estará mais disponível no país asiático dentro de aproximadamente duas semanas.
– Em 15 de novembro, vamos desligar os servidores, e os usuários não conseguirão mais se conectar – afirmou.
Com o anúncio, a empresa encerra um teste da versão do Fortnite criada especificamente para o mercado chinês, com um controle rígido sobre elementos violentos, obscenos ou politicamente sensíveis. No jogo participativo da Epic Games, os usuários interagem online em um ambiente hostil.