MundoNotícias

McDonald’s fecha temporariamente seus restaurantes na Rússia

‘Não podemos ignorar o sofrimento humano que se desenrola na Ucrânia’, disse o CEO da empresa, Chris Kempczinski

O McDonald’s anunciou nesta terça-feira, 8, a interrupção das operações e o fechamento temporário de todos os seus restaurantes na Rússia. Ao todo, são 850 unidades. A decisão, tomada pelo CEO da rede de lanchonetes, Chris Kempczinski, ocorre em virtude da invasão da Ucrânia.

Em comunicado enviado aos funcionários e às unidades do restaurante, Kempczinski escreve que o McDonald’s atende milhões de clientes na Rússia, “mas os valores da empresa dizem que não podemos ignorar o sofrimento humano desnecessário que se desenrola na Ucrânia”. “Essa filosofia é consagrada como um dos nossos cinco valores orientadores”, destacou.

O McDonald’s informou ainda que seguirá analisando o conflito no Leste Europeu e determinará se serão necessárias medidas adicionais. “Neste momento, é impossível prever quando poderemos reabrir nossos restaurantes na Rússia”, disse Kempczinski. “Estamos passando por interrupções em nossa cadeia de suprimentos e lidando com outros impactos operacionais. Também acompanharemos de perto a situação humanitária.”

O McDonald’s emprega 62 mil pessoas na Rússia. Apesar das suspensões das atividades no país, os funcionários continuarão a receber seus salários.

Liberdade

A entrada do McDonald’s na Rússia, há mais de 30 anos, simboliza a vitória cultural do Ocidente sobre os ideais socialistas que imperavam na União Soviética. Em janeiro de 1990, cerca de 5 mil pessoas formaram uma imensa fila na Praça Pushkin, em Moscou, para acompanhar o lançamento do primeiro McDonald’s no país. Em 2022, os restaurantes voltaram a ser fechados.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo