NotíciasPolítica

Gonçalves Dias pede demissão do cargo de ministro do GSI

Presença do ministro no Planalto no dia dos ataques motivou a entrega do cargo

O ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Gonçalves Dias, pediu demissão do cargo nesta quarta-feira (19). A decisão foi tomada depois de imagens do circuito de segurança do Palácio do Planalto mostrarem que ele estava no prédio quando a sede do Executivo foi palco de atos de vandalismo em 8 de janeiro.

Ele teve uma reunião com o presidente Luiz Inácio da Silva (PT) e outros ministros, que concordaram com a medida em meio ao desgaste gerado ao governo com a divulgação das gravações.

A relação de Lula com o GSI está estremecida desde antes da posse do presidente. Ainda durante o governo de transição, o petista decidiu que a segurança pessoal dele deveria ser feita pela Polícia Federal, e não por servidores do Gabinete de Segurança Institucional.

As imagens revelaram que Dias teria orientado a atuação das pessoas que invadiram e depredaram o Planalto. Nos vídeos, o ex-ministro foi visto, às 16h29, sozinho no Palácio, caminhando pelo local e tentando abrir algumas portas. Depois, ele entra no gabinete presidencial e, em seguida, volta pelo mesmo corredor e conversa com os invasores para que deixem o prédio presidencial.

As imagens das câmeras de segurança mostram também que os invasores receberam garrafas de água e orientações para a saída do edifício. Também é possível ver que os objetos foram entregues por militares que trabalhavam no GSI na época. Os vândalos ficaram por cerca de uma hora na porta do gabinete presidencial, mas não invadiram o espaço presidencial.

Artigos relacionados

4 Comentários

  1. Não é só entregar o cargo seu traíra. Vai ter que se explicar na CPMI de 08 de janeiro.
    #CPMI08dejaneiroJá
    senadores e deputados o povo brasileiro está de olho. Não vendam suas almas ao capiroto! O Brasil precisa mudar!
    #Impeachementlul4Já

  2. Eles sabiam de tudo. Um plano macabro de uma falsa invasão pra culpar inocentes que estão presos até hoje. A justiça virá!

  3. Epa epa epa , não ê entregar o cargo. vc tem que ser preso o porque não tomou nenhuma atitude Vc foi traidor a muito tempo no primeiro Desgoverno de Lula e Dilma , quem sabe VC não êra o cara que mandava o SGT levar Cocaina no avião presitencial de Lula para EURÔPA tem que ser preso sim ANDERSON TORRES esta preso sem ter culpa nenhuma

    1. Exatamente! Além disso, quem não deve não teme: só o fato de ter entregado o cargo já é uma confissão de culpa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo