NotíciasPolítica

Gleisi aponta Lira como responsável por Nikolas presidir Comissão de Educação

Deputado da oposição foi indicado pelo PL para comandar o colegiado, sendo eleito pelos membros por 22 votos a favor e 15 votos em branco

A deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), que é a presidente do PT, responsabilizou nesta quinta-feira, 7, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e o Partido Liberal (PL) pela nomeação do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) como presidente da Comissão de Educação.

O PL indicou Nikolas Ferreira para liderar o colegiado. Por um acordo estabelecido, ele era o único candidato e foi eleito pelos membros com 22 votos a favor e 15 votos em branco.

No evento de lançamento do novo Programa de Aceleração de Crescimento, realizado no Palácio do Planalto, jornalistas questionaram Gleisi sobre a possibilidade de Lira ter participado nas discussões sobre a distribuição das comissões para evitar sua escolha, ao que ela respondeu:

“Eu acho que o presidente da Casa [Lira] deveria ter tentado fazer isso, mas, infelizmente, a Câmara vai pagar o preço, não somos nós, não”, declarou. “É a Câmara e a instituição que vai pagar.”

Gleisi afirmou que, embora a distribuição das comissões tenha respeitado a proporcionalidade dos partidos, a nomeação de Nikolas Ferreira foi uma “irresponsabilidade” do PL.

“Um mal-educado para presidir a Comissão de Educação”, continuou. “Isso depõe encontra a Câmara, depõe encontra o PL, depõe encontra as instituições. Só tenho que lamentar, não tem como você intervir.”

Nomeação de Nikolas Ferreira Quase Impede Instalação de Colegiados

No exemplo de Nikolas, a ala tentou atrasar a instalação e a eleição nas comissões. No entanto, os governistas recuaram, concordando em apontar o nome do vice-presidente do colegiado, que ainda não foi anunciado.

Embora tenha recebido críticas, Gleisi não acredita que a administração de Nikolas na comissão irá impedir o progresso das agendas do governo Lula. “Não sei nem se ele vai fazer pauta, não sei se ele tem capacidade para isso”, continuou. “Os projetos principais do governo não têm tramitado pelas comissões. As comissões estão esvaziadas.”

Conforme a petista, a oposição vai “ficar fazendo discurso, atacando, fazendo convocação e fazendo bagunça”. “É o que eles sabem fazer, infelizmente”, destacou. “E é isso que eu estou dizendo, o governo vai seguir, não vai depender do presidente da Comissão de Educação, imagina, nem da CCJ, vai seguir a vida.”

O chefe do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), refutou alegações de que o governo participou nas disputas de comissões e salientou que cada líder “encaminha suas prioridades”.

Nikolas respondeu às críticas de Gleisi nas redes sociais. Ele escreveu: “Perdeu no voto e coloca a culpa no presidente Lira. Desequilibrada e anti-democrática”, escreveu. As informações são da Revista Oeste.

Artigos relacionados

2 Comentários

  1. QDO A SRA GLEISI IRÁ SE TOCAR?? BASTA!! Nicolas NÃO É mal-educado. ELE apenas diz as verdades. JÁ A DEPUTADA CONTRIBUI, DIUTURNAMENTE, com as FALSAS NARRATIVAS ENCETADAS PELO PT. GLEISI NÃO SE CANSA! Infelizmente!! Q a JUSTIÇA de DEUS A ALCANCE. Q me DESCULPEM. Mas não dá para quedar-se inerte ante o SOFRIMENTO DO POVO BRASILEIRO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo