NotíciasPolítica

Gestão Bolsonaro fez “mais do que qualquer outra” pela saúde, diz Queiroga

O ex-ministro da Saúde e o ex-secretário de Atenção Primária Raphael Câmara Parente rebateram críticas sofridas no periódico The Lancet

O ex-ministro da Saúde Marcelo Queiroga (foto) e o ex-secretário de Atenção Primária Raphael Câmara Parente afirmaram que a gestão de fez “mais do que qualquer outra” pela saúde na história do Brasil.

No jornal The Lancet, foi publicada uma carta no sábado (23) na qual a equipe da pasta da Saúde respondeu às críticas feitas por ex-ministros da Saúde, um professor da FGV, um consultor da Opas e uma demógrafa durante a pandemia de Covid.

De acordo com Queiroga e Parente, o artigo original apresentou um preconceito em relação ao assunto ao utilizar o termo “extrema direita” de forma pejorativa no título, o que demonstra uma manifestação de caráter político-partidário.

De acordo eles, o governo anterior despendeu mais de 500 bilhões de reais no gerenciamento da crise sanitária com o objetivo de auxiliar a área da saúde.

“O nosso governo enfrentou um sistema de saúde fraco, marcado pela escassez de camas de UCI, onde os pacientes com baixos rendimentos só conseguiam camas vagas por decisão judicial. Além disso, foi o governo Bolsonaro, e não o Partido dos Trabalhadores, que criou a Secretaria de Atenção Primária à Saúde”, afirmaram o ex-ministro da Saúde e o ex-secretário.

“Em nossa opinião, diante de grandes desafios, o Ministério da Saúde durante o governo Bolsonaro fez mais do que qualquer outro na história do Brasil. Os benefícios das nossas ações serão sentidos durante décadas se o atual governo não os prejudicar ou reverter, o que acreditamos já estar a acontecer”, acrescentaram.

Em tréplica, os autores do primeiro artigo disseram que Queiroga e Parente “disseminam mentiras para construir uma realidade distorcida”.

Os autores do artigo inicial responderam que Queiroga e Parente estão espalhando inverdades para criar uma visão deturpada da realidade.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo