Notícias

Campinas tem surto de febre maculosa; 2º morte é confirmada

Os casos na cidade do interior de São Paulo estão relacionados a um evento que ocorreu na Fazenda Santa Margarida

A Secretaria de Saúde de Campinas, no interior de São Paulo, confirmou a segunda morte por febre maculosa no município nesta terça-feira, 13. Trata-se do empresário Douglas Costa, de 42 anos, namorado da dentista Mariana Giordano, de 36. Os dois morreram subitamente depois de apresentarem febre, dor e manchas vermelhas pelo corpo.

Além do mais, há uma morte sendo investigada como possível, e um paciente está hospitalizado com suspeita de febre maculosa. Todos os quatro indivíduos frequentaram um evento no mesmo dia, em 27 de maio, na Fazenda Santa Margarida, um lugar conhecido por sediar grandes shows com artistas famosos como Ivete Sangalo, Seu Jorge, e onde um show de Gusttavo Lima estava previsto para julho.

De acordo com os registros, trata-se de um surto de febre maculosa. A Secretaria de Saúde afirmou que o distrito de Joaquim Egídio é considerado uma região com alto risco de transmissão da doença.

A terceira pessoa que morreu era uma mulher de 28 anos, de Hortolândia. Ela também apresentou os sinais da doença, mas seus exames seguem em análise pelo laboratório do Instituto Adolfo Lutz. O caso é suspeito de febre maculosa, dengue ou leptospirose.

Todos os três óbitos foram registrados no dia 8 de junho.

Quarto caso suspeito

Uma jovem de 16 anos, que vive em Campinas, é o quarto indivíduo suspeito de estar relacionado ao incidente ocorrido na Fazenda Santa Margarida. No dia 9 de junho, ela foi internada em um hospital particular da cidade e ainda está recebendo tratamento médico.

A Vigilância em Saúde já havia sido informada sobre o caso dela, que poderia estar relacionado a febre maculosa, dengue, leptospirose ou meningite. Mas somente nesta terça-feira, a família percebeu que a doença poderia estar ligada ao evento da fazenda, após ver a cobertura da imprensa. O Instituto Adolfo Lutz está analisando o material coletado, e ainda não há confirmação sobre a causa da doença.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a febre maculosa é endêmica na cidade de Campinas. Além dos casos fatais de um dentista e um empresário, mais dois casos de morte por essa doença foram confirmados este ano, totalizando seis notificações.

Artigos relacionados

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo