JustiçaNotíciasPolítica

Deputado pede à Justiça que live de Janja no Dia da Mulher seja retirada do ar

O deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil-SP) entrou com um pedido na Justiça Federal no Distrito Federal para que a live da primeira-dama, Janja da Silva, veiculada pela emissora pública TV Brasil às vésperas do Dia Internacional da Mulher seja retirada do ar.

De acordo com o parlamentar, a transmissão “trata-se de grave irregularidade e desvio de finalidade pública”.

Sob o pretexto de difundir o direito das mulheres, a empresa mantida com recursos públicos passou a ser utilizada para promoção pessoal da apresentadora Rosangela da Silva, em seu benefício particular, como se fosse o seu canal de televisão. KIM KATAGUIRI, DEPUTADO FEDERAL (UNIÃO BRASIL-SP)

A ação popular, ajuizada na última sexta-feira (10), tem como alvo o programa Papo de Respeito, transmitido em um dos canais do YouTube da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) na noite da última terça (7).

No documento, Kataguiri também pede que Janja não apareça mais na condução de programas nos canais da estatal. A primeira-dama, na ocasião, recebeu, como entrevistadora, a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves. O tema da transmissão foi a violência contra a mulher.

O parlamentar solicita à EBC que “se abstenha de produzir, promover e veicular, por quaisquer mídias, programa em que Rosangela da Silva atue como protagonista, notadamente o programa Papo de Respeito, pelas redes sociais, por perfis da TV Brasil, incluindo o canal no YouTube TV BrasilGov, retirando-se do ar ainda os programas já veiculados”.

Kataguiri pediu ainda à EBC que apresente relatório com detalhamento dos custos da live e devolva aos cofres públicos a quantia gasta. Ele ressalta que a ação não tem como objetivo “diminuir a qualificação pessoal da primeira-dama”.

Ela não fala na qualidade de autoridade no tema, não tem credenciais de jornalista para que protagonize um programa de entrevistas e, portanto, atua apenas e tão somente na qualidade de cônjuge do presidente da República para promoção pessoal. KIM KATAGUIRI, DEPUTADO FEDERAL (UNIÃO BRASIL-SP)

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. Deputado Kimaro aqui que faço de suas palavras as minhas também como cidadã brasileira. Como mulher essa “primeira dama” não me representa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo