JustiçaPolítica

Fux autoriza inquérito para investigar declaração de Nikolas Ferreira contra Lula: ’Ladrão’

Ministro do STF deu 60 dias para as diligências da Polícia Federal

Na última quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux do Supremo Tribunal Federal (STF) deu permissão para o início de um inquérito, depois que o deputado federal (PL-MG) se referiu ao presidente Luiz Inácio da Silva (PT) como um “ladrão”. O ministro concedeu 60 dias para a Polícia Federal realizar as investigações. A Procuradoria-Geral da República (PGR) já havia expressado apoio à instauração de um inquérito em março.

Durante o protesto, a PGR argumenta que Nikolas possui imunidade parlamentar, contudo, tal privilégio não deve ser utilizado para proferir insultos. A afirmação do parlamentar aconteceu na Cúpula Transatlântica da ONU (Organização das Nações Unidas), em novembro de 2023. Ao longo de sua fala, Nikolas mencionou o petista como “um ladrão que deveria estar na prisão”.

De acordo com Fux, a solicitação está baseada em suspeitas da suposta prática de crime contra a honra do presidente da República.

“Nesse contexto, a suspeita de prática criminosa envolvendo Parlamentar Federal contra o Chefe do Poder Executivo demanda esclarecimentos quanto à eventual tipicidade, materialidade e autoria dos fatos imputados”, disse.

O ministro afirmou ainda que “a instauração de inquérito não veicula a formulação de juízo quanto à procedência ou improcedência dos indícios de autoria ou materialidade, constituindo-se como ato meramente formal, apto a conferir trâmite regular às investigações que tramitam nesta Suprema Corte”.

Artigos relacionados

7 Comentários

  1. Ora, ora, quando um deputado petista chama o Bolsonaro de genocida, não há processo ou investigação? Há basta o deputado, ter cópias das condenações do presidente.

  2. Exatamente como disse a amiga Selmar ,Lula não tem honra, Bolsonaro é chamado de Bozo,(palhaço) genocida e fica tudo por isso mesmo, cadê a democracia que a esquerda tanto fala, Bolsonaro era ditador, acho que eles não sabem então o que significa ser ditador, já que não consideram Alexandre de Moraes um ditador!

  3. Este “juiz ( na essência da palavra)/ministro”, terá muito trabalho, pois para colher subsídios quanto a atividade do elemento terá que ir a todas as atividades populares democráticas (da direita), como passeatas, todos jogos de futebol, shows e demais locais onde estará o povo, e ouvir atentamente o fundo musical CADA vez mais crescente, avançando em diversos paises. De quebra poderá requisitar vídeos da tv estatal que sempre terá esta material, só com o inicio da gravação. Vide discursos o lider da direita em Pportugal, do CHEGA!!!

  4. Como pode ser uma coisa dessas? O homem mais honesto do planeta ser chamado de ladrão? Ô gente! Tadinho! ESSE DESGRAÇADO DECLAROU QUE TEM 370 BILHÕES DE DÓLARES! Naturalmente ele ganhou isso no roçado não é! Esses fdp precisam serem todos fuzilados!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo