NotíciasSaúde

Brasil pode ter recorde histórico de infecções por dengue

Ministério da Saúde projeta até 5 milhões de infecções no país

Estima-se que o Brasil possa ter até 5 milhões de casos de dengue em 2024, de acordo com o Ministério da Saúde.

Segundo Ethel Maciel, secretária de Vigilância em Saúde, a estimativa de casos da doença para este ano oscila entre 1,7 milhão e 5 milhões, tendo uma média de 3 milhões.

A pasta se uniu ao InfoDengue, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), para realizar as projeções.

O Ministério da Saúde atribui o aumento estimado de casos a uma combinação de fatores. Em particular, o forte calor, as chuvas intensas e o recente ressurgimento dos sorotipos 3 e 4 do vírus no país.

No Brasil, a circulação dos quatro sorotipos da doença (1, 2, 3 e 4) é considerada “incomum”, conforme expresso por Ethel.

Crescimento nos casos de dengue no Brasil

O ministério enfatizou ainda que a região Centro-Oeste deve enfrentar uma situação epidêmica. Existe também a possibilidade de epidemia no Sudeste, especialmente em Minas Gerais e no Espírito Santo.

No Paraná, o principal Estado de risco está situado no Sul. No Nordeste, ainda que haja um aumento dos casos, a previsão é que a situação não atinja um estágio epidêmico.

No ano de 2023, o país registrou o maior número de mortes por dengue em um único ano. Segundo o painel de monitoramento das arboviroses, administrado pelo ministério, até o dia 27 foram confirmados 1.079 óbitos, além de outros 211 que ainda estão sendo investigados.

Os diagnósticos prováveis de infecção pelo vírus totalizaram 1.641.278 casos até o final de dezembro, com 52.160 evoluindo para hospitalização. Isso indica um aumento de 17,8% em comparação com o ano anterior.

No entanto, o índice foi inferior ao de 2015, ano em que o país registrou um recorde de 1,7 milhão de casos de dengue.

Um relatório publicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no final do último ano destacou que o Brasil está no topo da lista mundial de casos de dengue, com 2,9 dos 5 milhões de casos registrados em 2023. As informações são da Revista Oeste.

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. Moras diz que o povo que os odeiam são minoria, por que moras e companhia não andam nas ruas. Vamos tirar a prova!…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo