MundoNotícias

Apple ameaça processar colombiano que conserta iPhones e iMacs

Apple notifica engenheiro colombiano por uso indevido de logotipo em consertos de dispositivos da marca

Em julho de 2023, a Apple enviou uma notificação extrajudicial para Wilmer Becerra, um engenheiro colombiano que vem consertando iPhones, iPads e iMacs em vídeos publicados nas redes sociais desde 2018. A empresa solicitou que ele pare de exibir o logotipo da maçã em seus vídeos, ameaçando-o com um processo judicial caso não cumpra essa solicitação.

Wilmer, que já tinha mais de 12 milhões de seguidores em diferentes redes sociais, assim como uma rede de assistência técnica em nove países da América Latina, recebeu uma notificação judicial da Apple. Em uma entrevista para a Folha de S.Paulo, o colombiano explicou que ainda não trouxe seu negócio para o Brasil devido às dificuldades com o idioma português.

Resposta do engenheiro

No dia 1º de agosto, o cidadão colombiano argumentou com a Apple em relação à importância de garantir o direito ao reparo. Essa proteção é estabelecida em algumas leis nacionais e envolve a conexão entre a propriedade, a concorrência justa e a preservação do meio ambiente, para que sejam permitidos consertos em bens duráveis, como automóveis, computadores e celulares.

Apple não quer comentar o assunto

Procurada pela imprensa, a empresa da maçã disse que não vai comentar o assunto.

Num vídeo transmitido nas suas redes sociais, Becerra disse: “Questionaram sobre as peças que uso para consertar iPhones. Vou buscá-las em lojas autorizadas nos Estados Unidos, porque lá o presidente Joe Biden sancionou o direito ao reparo, e as grandes empresas como a Apple têm de entregar o manual dos aparelhos e fabricar peças sobressalentes”.

A ideia da Wiltech, o negócio do colombiano, é estender os serviços de consertos já presente, por exemplo, na indústria automotiva, ao mercado de eletrônicos.

A Apple emitiu um segundo comunicado para o colombiano, convidando-o a utilizar uma assistência técnica autorizada. No entanto, Wilmer não está disposto a aceitar a oferta, já que uma das políticas da Apple para parceiros autorizados é substituir peças em vez de repará-las, o que restringe a gama de serviços que o engenheiro oferece. As informações são da Revista Oeste.

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. Eita, qto mais têm mais quer. Vc acha q a Apple precisa disso? Deixa o cara ficar rico tbm trabalhando pô

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo