NotíciasPolítica

Advogada que levou “dama do tráfico” ao MJ é ligada a facção

Ex-deputada estadual pelo PSOL no Rio, Janira Rocha recebeu pagamento do Comando Vermelho; ela agendou a audiência de Luciane Barbosa Farias no Ministério da Justiça

Janira Rocha, uma ex-deputada estadual pelo PSOL no Rio de Janeiro, foi responsável por marcar compromissos no Ministério da Justiça e Segurança Pública que incluíam a esposa do líder do Comando Vermelho no Amazonas. Agora foi revelado pelo Estadão que ela recebeu dinheiro da facção criminosa.

O jornal destaca que esse fato contraria a versão do Ministério da Justiça sobre as reuniões como Luciane Barbosa Farias (foto, ao centro), mais conhecida como a “dama do tráfico amazonense”. “O encontro foi solicitado por Janira, segundo o próprio secretário de Flávio Dino e os registros na agenda oficial. Em nota assinada por [Elias] Vaz, o Ministério da Justiça alegou que não tinha como saber de antemão dos pagamentos do Comando Vermelho à ex-deputada”, diz a reportagem. A Polícia Civil do Amazonas sabia.

No celular de uma membro de uma facção, a polícia encontrou recibos que mostram três transferências de dinheiro para a conta de Janira, totalizando R$ 23.654,00. Essas transferências foram feitas pelo suposto “contador” do Comando Vermelho, alguns dias antes da primeira reunião de Luciane Barbosa Farias com Elias Vaz, secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, em março.

De acordo com informações do Estadão, os valores foram transferidos por Alexsandro B. Fonseca, também conhecido como “Brutinho” ou “Brutus”, que é considerado pela polícia do Amazonas como o responsável por gerenciar as finanças da facção criminosa e arrecadar a “caixinha” (contribuição dos membros da facção). Janira, cujo nome completo e CPI aparecem em comprovantes, teria recebido três pagamentos nos valores de 3 mil reais, 5.645 reais e 15 mil reais.

A polícia descobriu que o Comando Vermelho fez pagamentos para a ONG Liberdade do Amazonas, que foi criada para defender os direitos humanos dos detentos e é liderada por Luciane, esposa de Clemilson dos Santos Farias, também conhecido como Tio Patinhas, um dos líderes do Comando Vermelho no Amazonas que está atualmente detido em Tefé (AM).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo