Notícias

Vídeo: Criminosos dão tiros de fuzis em baile funk no RJ

Delegado fala de restrição de operações policiais

Na terça-feira, 8, o delegado Fabrício Oliveira compartilhou um vídeo em seu perfil no Instagram que mostra criminosos atirando com fuzis em um evento de música funk.

De acordo com o responsável pela Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Oliveira, o evento de música funk aconteceu na região da Vila do João, localizada no Complexo da Maré, situado na zona norte da cidade carioca.

Delegado fala sobre restrição de operações policiais após publicar vídeo de tiros em baile funk

No vídeo é possível ver um homem no palco animando a multidão que participa do baile funk. Durante a apresentação, indivíduos portando fuzis realizam disparos para o alto, ao mesmo tempo em que outros indivíduos dançam.

“Nos últimos três anos, as operações policiais regulares em favelas do Rio de Janeiro estão proibidas”, disse o delegado, na publicação.

Ele acrescentou que a estrutura desses eventos aumentou os lucros ilícitos das organizações criminosas.

“A realização de operações depende da demonstração de um motivo absolutamente excepcional e é condicionada também ao cumprimento de uma série de outras exigências”, disse Oliveira.

De acordo com as autoridades policiais, o Complexo da Maré é um local onde tanto líderes do tráfico de drogas locais quanto de outras regiões do Rio de Janeiro se escondem. O ex-miliciano Leandro Xavier da Silva, cujo apelido é Playboy, já utilizou essa área formada por diversas favelas como esconderijo.

De acordo com o jornal O Globo, Playboy faleceu aos 28 anos durante uma ação policial em junho de 2023. Ele era aliado de Zinho, também conhecido como Luís Antônio da Silva Braga, líder da maior milícia do Estado do Rio de Janeiro. Supostamente, Playboy teria se distanciado de Zinho e se aproximado de traficantes do Complexo da Maré.

No mês de julho, foi realizada uma operação policial na Maré, onde uma organização criminosa que atuava como uma “concessionária do tráfico” foi desarticulada. A ação resultou na apreensão de 28 veículos, dentre eles um Porsche Macan T, avaliado em 500 mil reais.

No ano de 2020, em meio à pandemia de covid-19, o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a proibição das ações policiais que ocorriam nas comunidades cariocas As informações são da Revista Oeste.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo