NotíciasPolítica

Senado usa verba pública para publicar livro que chama Jair Bolsonaro de “fascista”

Obra produzida com verba pública deu voz a opositores do ex-presidente

Um livro foi publicado pelo Federal, utilizando fundos públicos, portanto, dos contribuintes, onde o ex-presidente (PL) é referido como “fascista” e “o pior presidente do Brasil de todos os tempos”. O título da obra é 100 Vozes pela Democracia.

Os gastos para o tesouro público foram de R$ 39,5 mil em mil cópias. Três cópias físicas podem ser encontradas na biblioteca pública, além da possibilidade de acessar o trabalho online através do site da biblioteca do Senado.

O livro consiste em uma compilação de artigos de opinião escritos por diversas personalidades políticas, incluindo o presidente Luiz Inácio da Silva (PT), o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro do STF Flávio Dino. Textos de seis ministros do governo Lula e de alguns parlamentares também foram incluídos.

Por exemplo, Gleisi Hoffmann critica o governo Bolsonaro por seu “flerte com o fascismo” e por promover uma “agenda antipovo, neoliberal, entreguista e destruidora de vidas e direitos”.

A senadora Eliziane Gama (PSD-MA) assina o artigo onde declara que Bolsonaro é “o pior presidente do Brasil de todos os tempos”.

Em 2022, Fernando Guimarães Rodrigues, líder da entidade Direitos Já! Fórum pela Democracia, que surgiu em 2019 como um coletivo de críticos e opositores de Jair Bolsonaro, organizou os artigos.

“A ascensão da extrema-direita não se deu por culpa de A, B ou C. Se fosse uma falha pontual de um setor, teria uma simples alternância de poder: ou a esquerda ganharia, ou o centro, ou a direita. Quando se sai do espectro democrático, é porque, em alguma medida, todos erraram. Precisamos ter a capacidade de assumir essa autocrítica para que isso não se repita no nosso país” – pontuou Fernando no lançamento, em outubro de 2023.

O lançamento da obra contou com a presença do senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), que ocupa as posições de líder do governo no Congresso e presidente do Conselho do Senado. Ele fez questão de elogiar a obra, afirmando que “todos os espectros só têm espaço na democracia”.

“O desafio que temos que cumprir está acima das diferenças políticas. Na política há espaço para quem é liberal, social-democrata, de esquerda. Todos esses espectros só têm espaço na democracia. Não há espaço na democracia é para o fascismo e o autoritarismo. Diante da ameaça, aos democratas só cabe o chamamento à unidade” disse o esquerdista.

Lula, em seu texto, não deixou de mencionar o ex-presidente, afirmando que nunca se esquecerá da “irresponsabilidade criminosa de Bolsonaro”. Por outro lado, Marina Silva expressou que o “capitão indisciplinado do Exército e sua nova tropa realizam seu plano de destruir a República”.

Ao site Metrópoles, o Senado afirmou que o livro segue as regras do Conselho Editorial e foi produzido por “personagens de diversos segmentos da sociedade civil, todos responsáveis pelos textos publicados”.

Artigos relacionados

7 Comentários

  1. Prova cabal que o presidente do senado é um …
    O papel aceita tudo, quando encerrar este governo, nem precisa gastar verbas para culpar outros do que são. Agora escolas mesmo, estes não foram ou não quiseram aprender. Rotulam do que são, é regra.

  2. Todos os pseudos escritores estão cheios de culpas por corrupção e traição à pátria. Todos, sem exceção, em um país onde a justiça fosse séria e isenta, e as forças armadas não fosse igualmente corrupta e omissa, seriam julgados e condenados pir traição à pátria e as penas seriam a execução sumaria nas masmorras do exército.

  3. A julgar pelos autores dos “papers” que fazem parte da tal coletânea, é possível concluir o lixo que é.

    O governo não precisa mais fazer licitação para comprar papel higiênico; agora tem material de sobra!

  4. Esses vermes comunistas vão pagar caro seus crimes! O que estão fazendo com a NAÇÃO e com o povo não haverá perdão! Serão todos presos e vão devolver td que roubaram! Serão julgados por traição à Pátria!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo