MundoNotícias

Pesquisa mostra desaprovação recorde do papa Francisco nos EUA

Instituto Gallup fez sondagem entre católicos e não católicos norte-americanos

Um levantamento realizado pelo instituto Gallup nos Estados Unidos, entre os dias 1º e 20 de dezembro, revela que o Papa Francisco atingiu o maior índice de desaprovação já registrado entre os americanos, sejam eles católicos ou não.

A pesquisa revelou que o papa é visto negativamente por 30% dos americanos, mesmo que a maior parte deles, 58%, tenha uma visão positiva do líder da Igreja Católica. A desaprovação entre os católicos americanos é de 17%, enquanto a aprovação neste grupo é de 77%. Essas taxas de desaprovação são as mais elevadas na última década, desde que Francisco assumiu o papado.

O estudo também revela que a taxa de aprovação é mais alta entre indivíduos que se identificam como “progressistas” em comparação com os conservadores.

De acordo com o instituto, a declaração do Vaticano em 18 de dezembro permitindo que os padres abençoem pessoas em uniões “irregulares”, incluindo casais do mesmo sexo, não teve um efeito notável nos resultados da pesquisa que já estava em andamento há mais de duas semanas.

Aumento da desaprovação do Papa Francisco pode estar ligado à demissão de bispo nos EUA

No entanto, a decisão do Papa de demitir o bispo Joseph Strickland, de Tyler, Texas, um crítico severo que acusou o líder da Igreja de “minar o depósito de fé” na Igreja”, pode ter influenciado a resposta dos americanos.

No primeiro ano de seu pontificado em 2013, o Papa Francisco gozava de uma taxa de aprovação de 58% entre o público americano e 80% entre os católicos americanos. Em 2014, essas taxas aumentaram para 76% e 89% respectivamente. Atualmente, no entanto, a aprovação caiu e a desaprovação subiu.

A pesquisa da Gallup também revela que os católicos que se identificam como progressistas políticos apoiam mais o papa – com uma aprovação de 70% para Francisco. Apenas 42% dos conservadores declaram aprová-lo. Já entre os moderados, a taxa de aprovação é de 66%. As informações são da Revista Oeste.

Artigos relacionados

2 Comentários

  1. “Papa” político a serviço da esquerda, e, Por conseguinte, simpático aos inimigos do cristianismo. Felizmente está sendo aos poucos desmascarado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo