NotíciasPolítica

Governo Lula tentou esconder imagens do chefe do GSI no 8 de janeiro

Gabinete chegou a classificar as gravações como ‘reservadas’, o que impediria o acesso ao material por cinco anos

O governo Luiz Inácio da Silva tentou esconder as imagens do circuito interno do Palácio do Planalto em 8 de janeiro, quando ocorreram as manifestações em Brasília. A equipe do presidente da República negou, em pelo menos oito ocasiões, o acesso às imagens que marcaram o noticiário político nesta semana. Uma das câmeras mostra o então ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Gonçalves Dias, em meio aos manifestantes.

O GSI chegou a classificar as imagens como “reservadas”. Isso significa que, pela Lei de Acesso à Informação, o acesso ao conteúdo seria proibido por cinco anos. Esse processo ocorreu em 1º de fevereiro, quando o GSI emitiu um Termo de Classificação de Informação (TCI) e impôs o grau “reservado” às imagens do circuito interno do Planalto.

Reportagem do jornal O Estado de S. Paulo mostra que o documento elaborado pelo governo continha erros. O principal deles: o termo incluiu proteção apenas às imagens gravadas a partir de fevereiro, o que deixaria as imagens de 8 de janeiro disponíveis ao público. Posteriormente, a Controladoria-Geral da União (CGU) recebeu dois pedidos para que o Planalto mudasse de ideia e liberasse as imagens. O GSI chegou a ser consultado sobre o assunto e decidiu corrigir o erro na classificação de sigilo. Resultado: a proteção das imagens passou para 1º de janeiro de 2023.

O GSI alegou que não poderia liberar o acesso às imagens, porque estava revisando seus planos de segurança. A CGU acatou os argumentos do gabinete e decidiu manter as gravações sob sigilo — embora pudesse determinar a liberação das imagens. As informações são da Revista Oeste.

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. Governo Lula sempre foi cerceada de corrupção negocio ocultos, e o Povo Brasileiro vivendo as cegas.
    O grande problema em toda essa máquina oculta, se chama as Midias Televisivas corruptas, que vivem da exploração política com intuito de extorquir dinheiro pra fechar os olhos pra toda essa bandidagem a qual elas tem conhecimento, mas não divulgam. Felizmente temos hoje mídias divulgadora que aceitam receber, pra divulgar nos seus telejornais, a rede globolixo e a maior empresa de Fake News Brasileira da atualidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo