JustiçaPolítica

Moraes e Nunes Marques divergem sobre atos de 8 de janeiro

Moraes vê como golpe e Nunes Marques como vandalismo

O ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta terça-feira (12) para condenar o primeiro réu acusado de invadir e depredar prédios públicos durante os atos golpistas de 8 de janeiro. No entanto, o magistrado absolveu o réu dos crimes mais graves, como golpe de Estado e tentativa de abolir o Estado Democrático de Direito.

“As lamentáveis manifestações ocorridas, apesar da gravidade do vandalismo, não tiveram alcance na tentativa de abolir o Estado de direito”, disse Nunes Marques.

“Um grupo difuso e descoordenado de manifestantes, vários deles motoboys, ambulantes, entregadores, prestadores de pequenos serviços, aposentados, donas de casa, não teria qualquer condição de atuar na concepção deste crime”, disse o ministro em seu voto.

Ao todo, Nunes Marques defendeu que a condenação seja restrita aos crimes de dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. A pena sugerida por ele foi de dois anos e seis meses de prisão em regime aberto, além do pagamento de 60 dias-multa, abatendo os oito meses que o réu já ficou preso preventivamente.

O ministro afirmou que o crime de golpe de Estado e tentativa de abolir o Estado Democrático de Direito não ficaram provados no caso específico do réu. Para Nunes Marques, tratou-se de uma invasão vândala, mas que não tinha o condão de chegar ao objetivo do golpe de Estado.

O julgamento foi suspenso após o voto de Nunes Marques e será retomado nesta quarta-feira (13) com o voto do ministro Cristiano Zanin. Além dele, votou Alexandre de Moraes, que defendeu uma condenação de 17 anos de prisão, sendo 15 anos de prisão.

Artigos relacionados

7 Comentários

  1. Infelizmente AM quer mesmo e prejudicar essas pessoas ele sabe que na maioria não foram os manifestantes dos QG quê cometeu vandalismo não houve golpe nenhum o golpe besta sendo agora com o atual governo nonpoder

  2. Quero saber da ( Ana aquela que disse missão Dada ê missão cumprida esta presa ) vai ser julgada ou ê uma inocente

    1. Onde estão aqueles que aparecem na imagem sentado na cadeira do ministro. Estes não eram patriotas e nem estavam no acampamento. Prender quase 2.000 possas em um acampamento pacífico, no outro dia longe do local do vandalismo com ajuda do exército sim foi parte de um golpe.

  3. Parece, que com seus atos, quem está querendo abolir o estado democrático de direito, e o próprio ministro Alexandre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo