JustiçaPolítica

Lupi tenta censurar associação de médicos que o criticou

O ministro de Lula, Carlos Lupi, perdeu duas ações na justiça contra a Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais (ANMP)

Duas ações movidas pelo ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, contra a Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais (ANMP) foram recentemente perdidas na justiça. Lupi havia responsabilizado a entidade por críticas feitas à sua gestão durante um processo no Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDF).

Lupi afirmou ter sido vítima de difamação e violação da sua honra. No entanto, o tribunal decidiu recusar a sua petição e ordenou o arquivo do processo.

A publicação que incomodou o ministro trata de uma ironia: um banner que se caracteriza como convite a uma atração circense, com a seguinte inscrição: “O grande circo de Carlos Lupi”. A imagem busca criticar a promessa de zerar a fila do INSS feita pelo ministro.

A associação processada publicou uma nota afirmando que é a primeira vez ‘na história’ que um governo tenta silenciar críticas feitas pela sua diretoria. “Aparentemente, por não conseguir gerenciar corretamente o Ministério, Carlos Lupi tenta censurar a entidade que mais denuncia a incompetência de sua equipe, de modo a impedir as críticas feitas contra si”.

De maneira curiosa, um novo processo foi aberto contra a entidade, depois que as ações realizadas pelo próprio ministro não tiveram sucesso. Desta vez, a Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia ingressou com a ação com o intuito de impedir que a associação publique novas críticas ao ministério.

“Após ter conhecimento desse processo, a Associação compareceu imediatamente aos autos para se defender e para comprovar que todas as suas manifestações sempre estiveram amparadas em fatos reais e verídicos. Ao analisar o pedido, o Poder Judiciário considerou ilegítima a intenção do Governo e indeferiu a medida solicitada”, informou a ANMP.

Em todos os casos, o Juiz Federal da 1ª Vara Federal de Brasília/DF decidiu que a atuação da ANMP está plenamente respaldada pela Constituição. As informações são do Diário do Poder.

Artigos relacionados

3 Comentários

  1. Pois é! Lupinico não tem competência para ser ministro e ai de quem o criticar!
    Ele não busca melhorar seu desempenho como ministro! Ele parte para a agressão e supressão da liberdade dos que o criticam. Essa é a falsa democracia que ele e seu partido dizem defender. Se criticar, ele apela para a censura!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo