MundoNotícias

Espanha tem protestos depois de reeleição de presidente socialista

Pelo menos 10 pessoas foram detidas e 5 ficaram feridas na manifestação contra Pedro Sánchez

Na última quinta-feira, cerca de 4 mil manifestantes se reuniram nas ruas da capital espanhola, Madri, para expressar sua oposição à Lei de Anistia oferecida aos independentistas da Catalunha. Coincidentemente, o mesmo dia em que Pedro Sánchez, do Partido Socialista da Espanha (PSOE), foi renomeado como presidente do governo pelo Congresso.

“Sánchez, traidor” e “a anistia é tirania” foram algumas das frases ditas pelos manifestantes. O grupo também chamou a imprensa espanhola de “manipuladora” e lançou fogos de artifício e sinalizadores contra a polícia.

As autoridades de segurança tomaram medidas para dispersar os participantes do protesto. Um total de dez indivíduos foram presos e outros cinco sofreram lesões.

Na Espanha, presidente socialista teve o apoio de partidos regionais

Desde 2018, Sánchez tem conseguido o apoio de partidos regionais da Catalunha, do País Basco, da Galícia e das Ilhas Canárias, mediante concessões que ele lhes ofereceu.

O político socialista saiu vencedor em uma eleição realizada no Congresso. Ele conquistou 179 votos, ultrapassando por três votos a margem necessária para assegurar outro período no cargo.

“Prometo, por minha consciência e honra, cumprir fielmente com as obrigações do cargo de presidente do governo, com lealdade ao rei, e guardar e fazer guardar a Constituição como norma fundamental do Estado, assim como manter o segredo das deliberações do Conselho de Ministros e Ministras”, disse Sánchez, no Twitter/X.

Alberto Nuñez Feijóo, candidato do Partido Popular (PP), tem mais assentos no Parlamento. No entanto, não conseguiu apoio suficiente de outros partidos na campanha eleitoral. As informações são da Revista Oeste.

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. Na verdade, na Espanya, a direita que é franquista, ditatorial, se parece com a nossa esquerda!! E a esquerda de lá, republicana e democrata, se parece mais com a nossa direta!!
    Inversão de narrativas!! Vai entender!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo