MundoNotícias

Com inflação de 100% no país, presidente argentino marca nova visita ao Brasil

A visita tem como pauta a entrada da Argentina no Novo Banco de Desenvolvimento (NBD)

Com chegada prevista para o dia 26 deste mês, o presidente argentino Alberto Fernández vai visitar o Brasil pela quarta vez desde que o presidente (PT) foi eleito. Com economia do país inflacionada em 100%, Fernández vai discutir sobre a entrada da no Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), também conhecido como “banco do Brics”.

Lula negocia um financiamento para empresários brasileiros que exportam para a Argentina, apara ajudar o país. Devido às baixas reservas em dólares do país vizinho, os exportadores têm dificuldades para receber pagamentos. Com o financiamento, o governo brasileiro pagaria aos exportadores e a Argentina pagaria ao Brasil posteriormente. O petista afirmou que o NBD poderia fornecer garantias ao Brasil para esse financiamento, mas isso dependeria de mudanças nas regras do banco.

Essa jogada do presidente Lula já foi muito criticada por outros políticos. O tema já foi tratado pelos presidentes no Palácio da Alvorada em uma visita do argentino no mês passado, quando Lula prometeu ajudar os hermanos.

O NBD é presidido pela ex-presidente Dilma Rousseff e é sediado em Xangai na .

O que é Brics?

Criado em 2001 pelo economista Jim O’Neill do grupo financeiro Goldman Sachs para descrever economias de rápido crescimento que dominariam coletivamente a economia global até 2050, o BRICS é um termo utilizado para designar o grupo de países de economias emergentes formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Os principais objetivos do grupo são aprofundar, ampliar e intensificar a cooperação dentro do grupo e entre os países individuais para um desenvolvimento mais sustentável, equitativo e mutuamente benéfico. As informações são do Diário do Poder.

Artigos relacionados

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo