A sessão está marcada para as 9h, no plenário da Câmara
Hoje, 28, a Câmara dos Deputados será palco de uma sessão solene em comemoração aos 40 anos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). O evento está programado para começar às 9h, no plenário da Casa.
A solicitação para a sessão foi feita pelo líder do PT na Câmara, Odair Cunha (MG), juntamente com os deputados Valmir Assunção (BA), Marcon (RS) e João Daniel (SE).
“A função de um movimento social é organizar o povo”, escreveram os parlamentares na justificativa do pedido. “E é isso que o MST faz enquanto alternativa econômica, de projeto de desenvolvimento alternativo no campo brasileiro, responsável não apenas pela produção de alimentos saudáveis, mas também na garantia de escolas no campo, de cultura, esporte e lazer, que constrói ferramentas para acesso aos direitos básicos.”
A CPI do MST na Câmara dos Deputados
Em 2023, uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) foi instaurada pela Câmara dos Deputados para examinar o MST. A CPI, que começou em maio, concluiu suas atividades no final de setembro sem aprovar o relatório final, que foi preparado pelo deputado Ricardo Salles (PL-SP).
Embora o relatório não tenha sido aprovado, Salles indicou no documento o indiciamento de 11 indivíduos, que incluem Gonçalves Dias, o ex-ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), e José Rainha, líder da Frente Nacional de Lutas (FNL). As informações são da Revista Oeste.
Um escárnio aos proprietários de terras que foram invadidas por agentes do MST. A tese é boa, a prática até o momento tem se mostrado nefasta.
Onde estão os deputados ruralistas que deixam essa palhaçada acontecer? Os agricultores da França e países vizinhos, desestabilizaram o país,exigindo dos governantes respeito e atenção à eles que alimentam seu povo. Aqui,a bancada ruralista se acovarda dando apoio a esse nefasto governo,do “tomaládacá” . Edson Fachin,é responsável por estes vagabundos,que nunca pegaram uma enxada. E “agora José”,vão continuar calados,aplaudindo Stédile, Zé Rainha e o mísero, imbecil de Garanhuns?