NotíciasPolítica

Janja pode ser convocada na CPMI do 8 de Janeiro

Deputado solicita depoimento da primeira-dama em comissão parlamentar

Foi registrado um pedido pelo deputado André Fernandes (PL-CE) para que a primeira-dama, Janja da Silva, compareça e dê depoimento na CPMI do dia 8 de janeiro.

A convocação do deputado foi explicada como consequência da suspeita de que Janja teria influenciado as escolhas do presidente em 8 de janeiro. Essa possibilidade é mencionada no livro Janja — A Militante que se Tornou Primeira-Dama, publicado em maio por Ciça Guedes e Murilo Fiuza de Melo.

De acordo com o livro, a primeira-dama estava presente quando o presidente Lula falou ao telefone com o ministro da Defesa, José Múcio, que sugeriu a possibilidade de usar a GLO para controlar os protestos em Brasília. Janja não concordou com a ideia e afirmou que a GLO seria um golpe, como está registrado no livro. Como resultado, Lula tomou a decisão de intervir na segurança do Distrito Federal.

“A supracitada notícia narra que a depoente interferiu e orientou na tomada de decisões do presidente da república e do ministro da Defesa enquanto aconteciam os fatos do dia 8 de janeiro”, afirmou o parlamentar no pedido à CPMI, referindo-se à reportagem da Folha de S.Paulo sobre o livro.

De acordo com a Revista Oeste, Fernandes apresentou um requerimento à CPMI em 8 de janeiro, que foi protocolado em 19 de janeiro. Esse requerimento é uma convocação, não um convite, o que significa que a testemunha não pode recusá-lo. No entanto, é improvável que o requerimento seja aprovado, já que a CPMI tem rejeitado a maioria dos pedidos feitos por deputados da oposição.

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. Na verdade essa CPMI é do governo e a relatora é do PT. Acham que ela será parcial quando confeccionar o relatório?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo